quinta-feira, 16 de julho de 2020

Conversa de adulto (14.8) OS PAIS E A ANSIEDADE INFANTIL

A pergunta mais comum feita pelos pais, nesta etapa é: “Como posso meu filho”? Sim, vocês podem ajudar muito. Basta seguir as etapas:


1- Repare nas suas atitudes para com esse filho. Seja justa com ele e honesto com você mesmo. Não tente camuflar ou justificar atitudes. Isso não adianta. Faça também um tratamento.

2- Procurem um profissional de psicologia, caso perceba que essa ansiedade está atrapalhando a rotina de atividades do seu filho. Lembrando sempre que, ficar ansioso vez ou outra é normal.


3- Assim que sair o diagnóstico, procure a escola, a professora do seu filho e comunique o caso para que seu filho possa ser cuidado na escola também.

4- Não falte aos trabalhos psicólogos, pois todo trabalho psicológico depende dos dois atores: do psicólogo e do paciente. E para que esse trabalho dê certo, é preciso que o paciente queira ficar bom e ajudar no tratamento, porque o psicólogo precisa encontrar onde está o problema que está causando a ansiedade.
POR QUE A PESSOA MELHORA?
Depois de encontrada a causa do problema, objetivo do profissional é mostrar ao paciente as formas de lidar e proceder com aquilo que o está incomodando, e ele será capaz de prever o que vai deixá-lo ansioso.  O profissional ainda lhe fornecerá uma série de ferramentas para que ele possa usar.
Relembrando: quando a ansiedade atrapalha a vida (de casa ou da escola de seu filho ou quando ele depende de você para coisas que ele deveria e poderia fazer sozinho) é hora de procurar um profissional.
A ansiedade pode e deve ser tratada. E quanto mais cedo, melhor e mais fácil será a cura.