domingo, 3 de fevereiro de 2019

DIFICULDADES PARA UM ASPERGER

a) NA COMUNICAÇÃO SOCIAL


Embora tenham facilidade na linguagem oral, a maior deles é a interpretação das diferentes linguagens. Na linguagem verbal compreendem o sentido literal dos termos. Por exemplo: na expressão “verde de fome”, eles sabem que “verde” é uma cor e que “fome” é a vontade ou a necessidade de comer alguma coisa. No entanto, não relacionam esses dois termos ao termo “faminto” que, nada mais é do que “estar com “muita” fome, ou, que está “passando mal” de tanta fome. Ou seja, não conseguem fazer uso de uma segunda interpretação.

Outro exemplo característico se refere ás linguagens não verbais, como gestos, tons de voz, expressões faciais e/ou corporais, desenhos, onde encontram bastante dificuldade de interpretação. Muitas vezes, passam a imitar ns gestos inadequados usados por outras pessoas por acharem engraçado ou por entenderem que seja apropriado. Daí ter-se um cuidado extremo de “policiamento pessoal” para que não sejam usados diante de Aspergers. 

Apesar de inteligentes (alto funcionamento) e de terem boa habilidade linguística encontram dificuldade de entendimento com piadas, sarcasmos, discursos imprecisos ou incompletos e conceitos abstratos usados em conversas do cotidiano. Palavras inadequadas podem ser repetidas pelos Aspergers, pois eles não possuem discernimento entre o que certo e errado, do adequado ou inadequado.

A ecolalia (repetição do que foi dito por outra pessoa) pode ser uma dificuldade em pessoas com grau leve e Aspergers. Lembrando que ecolalia e imitação são conceitos diametralmente diferentes. Imitação é algo voluntário. Imitamos ou repetimos porque gostamos ou achamos interessante. Ecolalia é uma dificuldade em formular seus próprios pensamentos de imediato, pois precisaria de um tempo mais longo para a pessoa possa processar a resposta a uma pergunta mesmo que simples, por exemplo. Então repete o que ouve no todo ou em parte, porque sabe que ao perguntar, espera-se uma resposta imediata.

b) NA INTERAÇÃO SOCIAL


Os Aspergers encontram dificuldades em ler as outras pessoas. Ou seja, encontram dificuldades de reconhecer e de entender a expressão dos sentimentos, emoções e intensões de outras pessoas. Por isso, muitas vezes parecem insensíveis á tristeza, choros, dores, alegria dos outros. 

Eles também não sabem como expressar seus próprios sentimentos ou emoções. A falta do que chamamos “traquejo social” é muito difícil para eles. Por isso, ficam raivosos com algo que querem e demora a ser atendido, não acarinham pessoas quando estão tristes ou doentes, os contatos físicos (beijos e abraços) são escassos ou inexistentes. 

Muitos comportam-se de maneira “estranha” ou “inadequada” diante de outras pessoas. Pode ser difícil para eles fazer novas amizades ou conservar as antigas, embora queiram ou desejem interagir com elas. Mas não sabem o que fazer para isso ocorra.

c) COMPORTAMENTO REPETITIVO E ROTINAS



Para os Aspergers, o mundo não é um lugar previsível. E se sentem confusos. Razão pela qual, gostam da rotina, assim, sabem o que pode acontecer todos os dias. Levantar e deitar-se, comer e lanchar, ir para a escola e desempenhar tarefas (caseiras ou escolares) sempre no mesmo horário fazem parte dessa rotina. Comer sempre os mesmos alimentos no café, almoço e jantar é exemplo dessa rotina.

O uso de regras a serem cumpridas é importante. Nada de hoje pode e, amanhã, não pode. Ou fazer hoje de um jeito e, amanhã, de outro. Isso os confunde e a falta ou a quebra da causam-lhe medo e incerteza, pois não sabem lidar com elas.

Os Aspergers são altamente focados, desde muito pequenos. Principalmente em algo que lhes interessa. São intensos, são do tipo do tudo ou nada. Com o tempo, podem vir a ter outros interesses e dedicar a eles a mesma atenção que davam ao interesse anterior e que agora não serve mais e é “esquecido” num canto qualquer. Outros Aspergers podem manter um interesse surgido na infância e pela vida afora. 
Gostam de arte, carros, computadores, coisas do ambiente, animais etc. Outros canalizam seu foco para os estudos, trabalhos ou uma ocupação qualquer desde que sejam relevantes para eles, para seu bem-estar e sua felicidade..

d) NA SENSIBILIDADE SENSORIAL

Muitos Aspergers gostam em maior ou menor grau de experiências sensoriais ou não gostam delas, recusando-se sumariamente a realizar experiências. São sensíveis a sons, toques, gostos, cheiros, temperaturas e dores. Conheci um autista leve que adorava mexer com areia, mas ficava aos gritos quando a brincadeira era com água. 

Trabalhei com um outro que pegava qualquer tipo de insetos e animais nocivos, mas não conseguia encostar nas folhas de uma planta. Isto porque causa-lhe uma ansiedade tão grande ou provoca uma dor física deveras insuportável que os bloqueia e paralisa.

Por exemplo, eles podem encontrar dificuldades em ambientes em que aja certos sons de fundo, fato que algumas pessoas comuns gostam ou ignoram. No entanto, este som pode ser insuportável, causar ansiedade ou dor física. No entanto ficam fascinados por luzes (piscantes ou aleatórias) e objetos giratórios (como ventiladores, caixas de música etc) ou pendulares (relógios antigos e objetos decorativos).

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