quarta-feira, 26 de setembro de 2018

A FEBRE AMARELA


No ano passado ficamos inquietos com a possibilidade de contrairmos essa doença. Boa parte da população foi vacinada, porém outra parcela, não se vacinou. É verdade que a imunização começou nas áreas próximas às matas que circundam a cidade e o próprio Governo pediu que, as pessoas das regiões mais urbanas, esperassem um pouco mais, para evitar as enormes filas que se formavam nos postos de saúde. Mas é verdade também que, depois dessas áreas, a imunização foi e continua aberta para aqueles que não foram imunizados. E a partir deste ponto, a responsabilidade é inteiramente nossa. É a esta parcela que de pessoas a quem me dirijo, neste momento.

Estamos na primavera e é hora e tempo de ficarmos protegidos dessa doença. Logo virá o verão e as coisas se complicam. O tempo fica mais quente, as chuvas são mais intensas e os mosquitos se proliferam com mais rapidez.

Este ano já houve casos de contaminação de febre amarela em nosso Estado e contraídas aqui. Não foram pessoas que viajaram para regiões onde a incidência e maior e lá, contraíram a febre amarela. Os casos registrados são de pessoas que contraíram AQUI MESMO NA CIDADE, sinal que o vírus ainda circula por aqui.

Vírus da febre amarela

A febre amarela é uma doença causada por um vírus. Os sintomas são dores no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e febre alta que dura em média três dias. Em alguns pacientes, o vírus ataca o fígado causando complicações hepáticas que deixam as pessoas com um tom amarelado na pele, razão pela qual recebeu o nome de “febre amarela”.


Embora os sintomas durem apenas 3 dias, não se deve confiar. É preciso procurar um médico logo nos primeiros sintomas, porque a febre amarela pode levar a pessoa ao óbito, caso não seja diagnosticada em tempo. Segundo o Ministério da Saúde, 30% das pessoas que contraem a doença morrem porque esperaram muito tempo e houve sérias complicações.

A febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa. Por isso, uma pessoa de sua casa pode ter essa doença e as demais não a terem.

mosquito sabethes picando alguém


Quando o mosquito vai em busca de alimento (sangue humano ou de um animal) ele pica e deixa lá o vírus. A picada causa uma pequena irritação na pele e provoca uma “coceira”. Instintivamente, coçamos. Porém, ao fazermos isso, machucamos a nossa pele e abrimos uma porta para o vírus entrar. Esse vírus é tão pequeno que não podemos vê-lo.
mosquito haemagogus

                            mosquito sabethes                         

Uma outra coisa importante é que, nas matas, os mosquitos responsáveis pela transmissão da febre amarela são os mosquitos silvestres “HAEMAGOGUS” e o “SABETHES”, que costumam picar uma certa espécie de macaco. O macaco fica doente e morre, mas NÃO TRANSMITE a febre amarela nem para outros macacos, nem para os humanos.

As mortes desses macacos na  natureza SERVEM DE AVISO, isto é, alertam os agentes de saúde de que o vírus da febre amarela está circulando por ali. O que quero deixar claro é que os macacos são tão vítimas quanto os humanos. Por isso, NÃO DEVEM SER MORTOS, porque nossa fauna e nós (humanos) precisamos deles. E se queremos eliminar alguém, é o mosquito.

mosquito "aedes aegypti"

Já nas áreas urbanas, a contaminação é feita pelo mosquito “aedes aegypti”, o mesmo mosquito que transmite a dengue, a chicungunya e a zika. Isto porque, o vírus da febre amarela provocado pelos mosquitos “haemagogus” e “sabethes chegou nas matas que circundam as cidades.

O mosquito “aedes aegypti” pica um macaco contaminado e vai espalhando a doença em animais e em humanos. Isto porque o vírus se hospedou no mosquito “aedes aegypti”, contaminando-o. Ao procurar alimento (sangue humano) vai contaminando as pessoas.

Lembrem-se que esses mosquitos não trazem uma placa avisando que estão hospedando o vírus indiscriminadamente, principalmente, no verão. Por isso, as únicas formas de nos livrar desse mosquito ´são: eliminar o mosquito e a vacinação.

vacina da febre amarela

A vacinação é muito bem aceita pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E pode ser feita de duas maneiras: a) tomando a dose padrão-integral; b) tomando a dose-fracionada. Ambas fazem a imunização. A primeira toma-se apenas 1 dose. A segunda, fracionada tem validade de 8 anos e exige a segunda dose para imunizar totalmente.

O ministério da saúde explica que a dose fracionada foi aderida para imunizar rapidamente a maioria da população (ou seja, 21 milhões de pessoas) para evitar uma epidemia, para deixar a dose integral para as pessoas que tinham viagem marcada para lugares onde a incidência da doença era maior ou para pessoas cujo destino era fora do país. Esta vacina não causa reação na maioria das pessoas. Para algumas, apenas o surgimento de uma febre que passa logo.

Podem tomar a vacina todas as pessoas saudáveis a partir dos 9 meses de idade. Crianças com doenças graves só podem tomar a vacina após os 2 anos de idade.

Os idosos e pessoas com doenças imunológicas ou com alterações hematológicas NÃO PODEM tomar a vacina, por isso, precisam adotar outros tipos de prevenção. Para se proteger da febre amarela sem a vacina devemos cuidar das águas paradas em casa e do uso de repelentes.

Quem já tomou a dose-integral há 10 anos ou mais, não precisa tomar a segunda dose.