terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO


Muitas famílias, ao perceberem que o filho é “diferente” de seus irmãos sentem medo em procurar ajuda e ficam esperando que, um dia, a situação se reverterá. Outras, no entanto, sabem que devem procurar uma ajuda, mas com a justificativa do filho receber um rótulo que não melhorará em nada, desistem e deixam para lá.
Mas a coisa não é bem assim. Ser avaliado e ter em mãos um diagnóstico completo pode ser muito útil para a criança e para a família. Por quê?

a) Porque o diagnóstico ajuda pais e familiares, parceiros, professores, amigos, colegas, empregadores a entenderem a maneira como agem e as dificuldades que enfrentam. Ajuda também o que podem agir e fazer sobre eles. Nesse sentido, permite que seu filho tenha acesso a serviços e suportes. E que, todo esse pessoal que cuida de seu filho, possa te ajudar a cuidar e desenvolvê-lo da melhor maneira possível, pois passam a entender e a explicar melhor o “por quê” das coisas serem difíceis para eles.

 

b) E porque ajuda os professores a saber como lidar com seu filho. Entendendo seus problemas e o seu jeito de ser, pensar e agir, o relacionamento fica mais fácil e, em consequência, as aprendizagens também.

Se você tem alguma dúvida sobre as “esquisitices” de seu filho, você precisa procurar um psicólogo, um neuropsicólogo, um psicopedagogo ou um neuropsicopedagogo que são os profissionais mais adequados para iniciarem um tratamento adequado a ele.

Caso você não tenha um Asperger na família, ainda assim você pode ajudà-los, divulgando sobre o autismo e levando a compreensão do assunto mais pessoas. A Associação Amigos do Autista (AMA) http://www.ama.org.br/ e Associação de Atendimento e Apoio ao Autista (AMPARA) http://www.aamparaautismo.org.br/ sempre precisam de ajuda, seja como voluntariado ou com doações.

Ser autista não é vergonha alguma. Vergonhoso é o preconceito, a discriminação, o bullying. Vergonhoso é não compreender que essas pessoas não pediram para serem assim, que não sabem porque são assim. Vergonhoso é não entendermos que todos somos diferentes uns dos outros (somos gordos ou magros, altos ou baixos, brancos ou negros, homens e mulheres) e nos incomodamos com a presença de um deficiente intelectual ou de um autista.


O que essas pessoas fizeram para terem tanta bronca delas? Mas nem todas, não é? Alguns autistas são aclamados e reverenciados por seus feitos divulgados pela mídia. Aí viram deuses. Só que não sabem ou escondem a verdade de que são Asperegers. São eles: Bill Gates (diretor da Microsoft); Vincent Van Gogh (pintor clássico); Albert Einstein e Isaac Newton (cientistas e físicos); Steven Spielberg, Woody Allen e Tim Burton (diretores de cinema); Tim Burton (ator de cinema); Keanu Reeves (ator de cinema); Lionel Messi (jogador de futebol); Michael Phelps (penta campeão olímpico em natação) e Ludwig Van Beethoven (músico virtuoso e compositor clássico).