quinta-feira, 27 de junho de 2019

Conversa de adultos 3- EDUCAÇÃO FAMILIAR


Dos 7 aos 9 meses

Os bebês já permanecem sentados e sem apoios. Pode atrasar um pouco, mas não pode passar o 7º mês. Suas mãos também estão mais fortalecidas e já conseguem segurar bem os objetos, mesmo os que são grandes. Falta aprender a passá-los de uma mão para a outra. E aqui está uma nova brincadeira para estimulá-la nessa questão.

Nesta fase as crianças dessa idade usam as mãos indiscriminadamente, ou seja, não sabemos ainda se ela é destra ou canhota. Portanto, estimular a preensão dos objetos com ambas as mãos e passá-las de um lado para outro é essencial.


Tudo o que pega, leva à boca. Por isso, brinquedos grandes devem ser preferidos aos pequenos porque pode correr o risco de se asfixiar. Deve-se escolher objetos macios, laváveis e que não possam cortar e nem soltar pedaços.

7-8 MESES
Algumas crianças aos 7-8 MESES já começam a engatinhar. Outras, apenas se arrastam. E normalmente, eles assumem a posição em poucos dias. Caso se arrastem por mais de um mês, ajude-o movimentando as perninhas da maneira correta.

A brincadeira é tirá-lo da cadeirinha ou carrinho e coloque-o no chão, dado espaço para que ele se arraste ou engatinhe a vontade. Os bebês dessa idade são muito curiosos e querem conhecer tudo. Faça festa sempre que ele conseguir.

Para evitar acidentes não esqueça de TAPAR AS TOMADAS e, para isso, pode usar fita crepe. É só para ele não colocarem o dedinho e tomarem um choque. Não esqueça também de tirar objetos cortantes e afastar mesas de centro com quinas.


TATO – os brinquedos com texturas diferentes e o próprio ambiente já bastam para o desenvolvimento desse sentido. A brincadeira desta vez, é colocar os brinquedos um pouco mais distante e espalhadas, forçando que seu bebê se desloque. E cada vez que ele conseguir alcançá-los, faça festa e afaste-os um pouco mais.

VISÃO – nesta fase, a criança tem uma visão perfeita de tudo. O importante nesta fase é fazê-la fixar o olhar num determinado objeto. É a aquisição do FOCO, essencial para a aprendizagem da leitura e a escrita mais tarde. No começo, o bebê olha e desvia. Com o tempo, precisa aumentar o tempo que ele permanece olhando. Para isso, dê um jeito de movimentar esse objeto, produzir um som, ou outra coisa. Uma boa sugestão, são os fantoches. Faça festa quando ele olhar e manter olhar por mais tempo.


GUSTAÇÃO – início das papinhas e varie bastante os ingredientes (verduras e legumes) na sua confecção delas para que possa experimentar de tudo. O mesmo com as frutas em forma de sucos. Cuidado com sal e açúcar (devem ser poucos).

AUDIÇÃO – continue cantando, lendo ou contando histórias, conversando com ele. Você pode também colocar uma música para ele ouvir. Comece com as calmas. E a fase do início da dentição e a criança fica muito irritada 

OLFATO – você pode usar perfumes e desodorantes com odores suaves.

AOS 9 MESES


A maioria das crianças tentam ficar agarrando-se em algum objeto. Cuidados importantes nesta fase são: toalhas de mesa (porque eles podem puxar e se acidentar), o berço (que o estrado precisa ser rebaixado para evitar quedas), escadas (se houver) devem ser fechadas e as tomadas devem continuar cobertas. Lembre-se: o bebê ainda NÃO TEM noção de perigo.

A brincadeira da vez é colocar os brinquedos em lugar que ele alcance para que permaneça em pé por algum tempo. Alguns dias mais tarde, faça o mesmo, porém um pouco mais afastado, forçando que seu bebê se desloque dando o primeiro passo para o lado. Faça festa sempre que ele conseguir. Aos poucos, vá afastando mais a fim de que se desloque para o lado. E sempre que conseguir, faça festa para estimulá-lo ainda mais. Primeiro um passo, depois 2, 3 e assim por diante.


Os bebês começam a imitar os atos dos adultos. Muitas vezes, ela não entende o significado do que está fazendo, mas repete assim mesmo apenas porque é diferente e para se divertir. É o momento de ensinar algumas coisinhas como fazer tchau e, se não conseguir imitar, segure a mão dele, até que consiga fazer sozinho.

Ao longo do primeiro ano de vida, a criança vem desenvolvendo algumas habilidades motoras como exemplos: a fixação da cabeça, o fortalecimento dos músculos para sentar e das pernas para ficar em pé e andar lateralmente. No entanto, essas tiveram um tempo certo para acontecer, assim como outras também terão.

As mãos adquiriram outras habilidades, como segurar objetos com a mão toda. O ponto principal a ser trabalhado agora é a PREENSÃO EM PINÇA, ou seja, pegar um objeto usando o indicador e o polegar e que ocorre a partir do 9º mês de vida do bebê.


E como o bebê gosta de imitar, ficará igualmente interessado. Para isso, pegue um objeto com as pontas dos dedos e balance para chamar a atenção do bebê e queira pegá-lo. Ela esticará a mão toda e pegará o brinquedo e tentará chacoalhá-lo desordenadamente. Posicione os dedinhos dele na posição correta e balance. Ele ficará feliz. Repita aos poucos até que consiga fazer sozinho. Como isto é difícil para ele, não será de um dia para outro. Independente do conseguir ou não, faça a festa e maior quando conseguir totalmente.

Além do trabalho motor (pegar e balançar) e do movimento de preensão em pinça você está trabalhando simultaneamente o foco e a atenção do bebê.

TATO – já está bem estimulado. Basta continuar com o que vinha fazendo. deixe seu bebê começar a alimentar-se sozinho. Faz sujeira e muita, mas ele precisa aprender, E a "lambuzice" toda é o que o estimula a novas sensações em torno da boca, rosto e mãos e a imitação se transforma em habilidade.


GUSTAÇÃO – início das papinhas mais sólidas, como por exemplo, arroz amassado com caldo de feijão. No entanto, é hora de estimular a mastigação porque alguns dentinhos já devem ter aparecido. Ofereça pedacinhos de pão para que chupe no início e depois mastigue. Ele pode segurar o pedaço e leva-lo à boca quando desejar. Pedaços de carne também.

VISÃOinsista no FOCO e mantenha a ATENÇÃO do seu bebê.

AUDIÇÃO – Aos poucos, podem apresentar as músicas populares A tendência é ela balançar o corpo no ritmo dessas músicas e isto é bom, porque elas desenvolvem o RITMO. No mês seguinte, um pouco mais agitadas.