Trouxe para vocês mais um material de
estimulação pedagógica: as bonecas.
Parece que ouço vocês dizerem: - O queeeeê?... Boneca, material de estimulação de
aprendizagem? E respondo: - É um dos bons.
As bonecas tiveram, provavelmente, origem na pré-história. E
difundiram-se por todas as civilizações através dos séculos e milênios. Se
tornaram brinquedo infantil no século XVII e, daí para cá, têm se transformado
de acordo com a época, os costumes e com as necessidades industriais. Modificadas
na aparência e nos materiais com que são feitas procuram agradar ao público
consumidor. Dessa necessidade, encontramos uma variedade de bonecas: femininas,
masculinas, infantis, adultas e representativas das várias etnias e
nacionalidades.
Mas, as bonecas mais estimulantes e benéficas para o
desenvolvimento da criança são aquelas mais simples possíveis, feitas de
tecido, feltro. palha ou lã e pingos de tinta que lhes formam olhosm nariz e
boca. Esses materiais são macios, quentes (parecidos com a temperatura humana)
e com texturas variadas que estimulam e desenvolvem o sensorial infantil.
Embora sejam bonitas e atraentes, as industrializadas são frias e lisas e
estimulam pouco as crianças.
A simplicidade das bonecas exige
boa dose de imaginação que a leva fantasiar e desenvolver a imaginação. Ao
brincar com tais bonecas, as crianças criam e contam histórias orais que falam
da maneira como vêem, sentem e atuam no mundo e em suas relações parentais ou
sociais. Estas histórias podem ser transcritas em folhas ou cadernos, gravadas,
ditadas para o professor ou transformadas em atividades artísticas pela própria
criança, agindo como produções de texto, já que a única diferença é a forma com
que são registradas.
Na alfabetização, as letras e as
famílias silábicas tornam-se mais significativas, facilitando a associação das
letras ao objeto manuseado concretamente. Auxilia na nomeação de palavras (das
peças do vestuário e de objetos utilizados nas brincadeiras), nas noções de
ação (verbos), na formação e organização de frases etc.. Algumas questões
gramaticais (noções de gênero, número e grau dos substantivos) também ser
trabalhadas concretamente.
Podem ainda servir mote para
assuntos de outras disciplinas, como por exemplo em ciências, quando se fala
dos cuidados pessoais, das partes do corpo. Em história, ao se falar das
relações familiares, dos papéis de cada membro. Ensinam-se valores como o
cuidado do outro (incluindo-se o da inclusão) e da compreensão das atitudes
familiares. pois a criança percebe a relação fantasia/realidade ao brincar,
pois a boneca é um objeto onde pode projetar suas fantasias, dúvidas e
necessidades. Podem ser trabalhados outros valores, como os de solidariedade,
de fraternidade e cooperação mútua quando a brincadeira for realizada em grupos.
Oi amiga!!! Sempre bom recebr sua visitinha!! Agradeço sempre o carinho e atenção!! Bjos e fica com Deus!!!
ResponderExcluirEu é que agradeço a sua amizade. bjs. fica com Deus Também.
Excluir