TRABALHANDO COM DEFICIENTES INTELECTUAIS SEVEROS
Alô, amigos. Não esqueci desta turminha que tanto precisa de nós. Apenas dei um tempo para atender a necessidade de alguns professores (e pais) que queriam saber sobre como ensinar letras e números para uma outra turminha que precisa progredir na escola. Então, vamos lá!
Trabalhar com deficientes severos é bem mais complicado, eu sei. Mas, não significa que eles não possam participar das aulas como seus colegas. É verdade que tudo é mais lento e de um jeito bem diferente. O importante é que consigamos passar coisas importantes garantindo-lhes uma melhor qualidade de vida. E, se não podem falar, escrever ou ler, podem sentir.
Os conceitos básicos são essenciais não só para a escola, como para a vida dessas crianças. Por exemplo: o conceito de "LEVE E PESADO".
Para ensinar este conceito a um deficiente severo e que não se movimenta, utilize vários cobertores dobrados ou almofadões e os coloque sobre a criança por algum tempo. A sensibilidade da pele perceberá o peso. Já para o leve, um lençol já é o suficiente. NÃO ESQUEÇA DE NOMEAR.
Para ensinar este conceito a um deficiente severo e que não se movimenta, utilize vários cobertores dobrados ou almofadões e os coloque sobre a criança por algum tempo. A sensibilidade da pele perceberá o peso. Já para o leve, um lençol já é o suficiente. NÃO ESQUEÇA DE NOMEAR.
APROVEITE O FRIO e ensine o "LARGO E O APERTADO", enrolando a criança num cobertor de modo que impeça os movimentos por algum tempo. Depois, afrouxe. Sempre nomeando.
Um abraço apertado também serve.
E assim... carinhosa e amorosamente, vamos introduzindo alguns conhecimentos. A repetição é importantíssima para que interiorizem esse conhecimento.
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