Qualquer
criança precisa de autonomia. Autonomia é poder fazer coisas como segurar a
mamadeira, sentar-se sem apoio, andar livremente, alimentar-se, banhar-se sem a
ajuda dos adultos.
Ter
autonomia é uma questão de maturação cerebral e dos órgãos internos. E se
expressa por meio de uma vontade ou desejo de fazer coisas. E realizando
pequenas coisas, as crianças desenvolvem habilidades, capacidades, criam o
hábito, ficam mais inteligentes e rápidas e preparam-se para novos desafios
impostos pelo crescimento e pela vida. A autonomia é, portanto, uma questão de
sobrevivência física e psíquica.
Muitos
pais amam tanto seus filhos que, em nome desse amor e da felicidade da criança,
passam a se dedicar integralmente a eles. Fazem tudo por eles, para eles e no
lugar deles. Chegam a ficar sem tempo para si mesmo ou, abdicam de certos direitos
pessoais.
Mas, isto
é uma tremenda bobagem. Primeiro, porque a maturidade da criança independe da
vontade dos pais por ser parte da evolução de todo ser humano. Segundo, porque
ao fazer tudo por eles e no lugar deles, os pais atuam no sentido oposto ao do
desenvolvimento da criança, impedindo que esse desenvolvimento aconteça.
Terceiro, até pode ser que as crianças sejam felizes no início da vida e
sintam-se amadas porque não entendem a extensão dessa posição famílias. Mas,
cedo ou tarde, chega à idade em que começam a compreender. E essa ajuda toda, torna-se
um verdadeiro pesadelo para as crianças. E, em vez de crianças felizes como
desejavam seus pais, tornam-se pessoas infelizes porque se sentem inúteis, incapazes,
com sentimentos de baixa autoestima e de autoconfiança.
Por mais
que pais se dediquem, acabam por perceber o crescimento dos filhos. Estão
cansados e esgotados. É quando percebem que os filhos amados tornaram-se
pessoas exigentes, preguiçosos, desleixados, irresponsáveis. E, algumas vezes,
tornaram-se verdadeiros tiranos. Nunca estão satisfeitos, nada é
suficientemente bom.
É aí, que
alguns pais “acordam”. Porém, não sabem o “por quê” da transformação do filho.
E, na tentativa de dar outro rumo, passam a exigir deles, em termos de
comportamentos e atitudes, o que não haviam ensinado na época adequada. E dependendo
da época em que esse acordar (conscientização) acontece, pode ser tarde demais.
Se a
autonomia é importante para as crianças sem deficiência, mais importante ainda é
para as que possuem deficiência intelectual. Isto porque elas precisam aprender
como sobreviver neste mundo.
Crianças
com deficiência intelectual devem ser estimuladas a fazer coisas sozinhas. E,
quanto mais cedo, melhor. Ensinar pequenas coisas e com dificuldades
progressivas é o recomendado. E criar oportunidades diárias para que a criança possa praticar essa nova habilidade.
Uma delas
se refere à alimentação. Por um tempo, os pais deram comida na boca (por serem pequenas
demais ou por apresentarem alguma dificuldade motora), depois comeram sozinhas
e fazendo o uso da colher ou do garfo. Porém, aos 7 anos (idade cronológica ou
mental) é hora de novos desafios.
SERVIR-SE
DE ALIMENTOS
Vão aqui
algumas dicas para todos. Nessa idade, as crianças já podem colocar no próprio
prato:
1-
Alimentos
frios – como as saladas, por exemplo. Enquanto isso se ensina a pegar
pouco (para evitar desperdícios) e, se quiser mais, poderá pegar outra vez. Alimentos
quentes e mornos são servidos pelos pais nesta fase. Quando estiver bem
aprendido, passa-se para a segunda.
2- Alimentos
mornos – são os bolinhos, verduras e outros acompanhamentos. Só os
alimentos quentes serão servidos pelos pais. Reforçam-se os ensinamentos
anteriores. E quando estiver bem aprendido, passa-se para a terceira fase.
3-
Alimentos
quentes - as crianças passam a servir-se deles também, mas, um tipo de cada vez. Comece com arroz e feijão, depois massas e, por último, as sopas e caldos. Enquanto isso, os pais podem colocar no prato os alimentos que não estiverem sendo trabalhados.
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