ESTUDO DOS SERES VIVOS
Vimos em postagens anteriores que trabalhamos o conceito de seres vivos e o conceito de vida. Vimos também as partes das plantas e a importância de cada uma dessas partes (incluindo os frutos que não foram mostrados aqui) para o vegetal e para os humanos. Conversamos a respeito, nomeou os frutos, desenhou, recortou e coloriu algumas delas, como nas outras partes.
Chega, enfim, a finalização do assunto: "A NECESSIDADE DAS PLANTAS".
Para esta parte, queria algo diferente. Algo que a criança ainda não tivesse feito. Foi então que lembrei do "teatro de fantoches". Como não havia tempo hábil para construir fantoches de frutas, o jeito era improvisar com "palitoches".
E foi o que fiz. Preparei algumas peças e apresentei para ela num teatrinho feito com uma caixa de papelão, e com o basico. Ela ficou encantada.
Terminada a apresentação, conversamos sobre cada necessidade. Mas, não esquecemos dos cuidados que as pessoas precisam ter para com elas.
Feito isso, entreguei o teatrinho e as peças para que ela os manuseasse. Ela repetiu o que fiz e contou (do jeito dela) a história contada.
Repetiu várias vezes a história e sempre que eu mencionava a palavra "parar", ela recomeçava novamente.
Estava empolgada e não quis perder essa oportunidade. Chamei o pai que aguardava e pedi que ela apresentasse para ele o que tinha aprendido.
Ficou um tanto encabulada, mas fez bonito.
Está aqui, uma outra sugestão de atividade didática que pode ser trabalhada com deficientes intelectuais, mesmo que não consigam falar ou não saibam se expressar corretamente. E serve para qualquer assunto, conceito ou disciplina. O simples fato de apresentar um conceito desta maneira provoca interesse e estimula a curiosidade.
Espero que esta sugestão seja útil para alguém e para todas as crianças, sejam elas deficientes intelectuais ou não.
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