sábado, 5 de abril de 2014

PROBLEMA OU ARTE?

Olá, pessoal.


Hoje trouxe mais uma ideia bacana: um problema que também é arte. Como assim? Eu explico:


Corte um pedaço de barbante de 1,5 a 2 metros e uma folha colorida(de preferência, para que fique bem visível). 

REGRAS DO JOGO:
Ao entregar esse material para a criança, peça que ela coloque o barbante sobre o papel de uma forma bem legal, diferente e bonita, ocupando a maior parte da folha e que ela não pode cortar nenhum pedacinho. Mas, não diga como se faz, nem mostre modelos prontos.

Na maioria das vezes, elas costumam agrupar o barbante num canto só ou de qualquer jeito porque acham fácil demais. A menos que tenham feito logo de início algo muito criativo, quando disser que terminou, reveja as regras com elaNormalmente, as crianças tentam várias vezes. 

Muitas formas podem ser feitas. Veja algumas sugestões, feitas por meus pimpolhos:

 

 


E as mais elaboradas:

 

Se quiser guardar a forma realizada basta colocar alguns pontos de cola espalhados. Ou , se preferir, fotografe (como eu fiz) e imprima para expô-las na sala de aula, como um trabalho artístico.

O QUE SE TRABALHA:

Como é um problema prático , desenvolve o raciocínio, a obediência as regras, o esforço pessoal, manutenção da atenção e da concentração, habilidades e capacidades. Como também é arte, desenvolve a criatividade e o senso estético.
Trabalha-se ainda: a coordenação motora fina e a noção de espaço.

Esta atividade também pode ser realizada por deficientes intelectuais, lembrando que o que for feito já será bastante criativo. 

Se gostou, aproveite a ideia e mãos á obra.

Um comentário:

  1. OI Sueli!
    Bela atividade!
    Inspira, solta e afirma o eu de cada um na ação desta atividade.
    A aprendizagem se beneficia com essas solturas em construir e vencer os desafios.
    Irei aplicar com meus aprendizes.
    Um abraço e quando quiser, venha visitar meu espaço:
    www,psicopedagogialudica.blogspot.com

    ResponderExcluir