Todo mundo sabe que trabalhar com uma criança que tem deficiência intelectual (com qualquer síndrome) não é fácil. Mas também não é impossível. É preciso ter calma e consciência de que as coisas demoram a acontecer. Tudo é um processo . Às vezes, mais demorado do que desejamos. Mas é assim que que as coisas acontecem. Aos poucos, porque o cérebro deles funciona lentamente.
Desenvolver o gosto artístico também faz parte de um processo. Um pouco por vez. E se não der certo na primeira vez, tente uma segunda, terceira etc, até que a coisa acontece. Algumas vezes, bem antes do que imaginamos ou, simplesmente, de surpresa.
Comecei esse processo com pouca coisa. Com uma colagem pequena, o processo para verificar seu conhecimento das cores primárias. E acabei por observar que ele também reconhecia as formas propostas.
Isso me deu a chande de ir para o segundo passo: o recorte com as mãos. Um recorte aleatório, nada planejado. Só queria saber se ele conseguia rasgar o papel. Dei a ele uma folha de revista para que picasse. E ele o fez sem ajuda.
No atendimento seguinte a proposta foi rasgar um pedaço de color set, um papel mais grosso que a folha de revista. E ele o fez.
E assim, aos poucos, chegamos no desenho de bolinhas e na colagem dos círculos.
Depois foi a vez dos quadrados.
Antes de iniciar outra forma, trabalhei a parte artística com um quebra-cabeça com apoio visual. E notei que ele já estava pronto para o trabalho com legenda.
Trabalhando as legendas (traços = cabinhos ou folhas e bolinhas = flores) trabalhamos flores com textura. Nos traços ele colou palitos de sorvete e nas bolinhas, as flores feitas de forminhas para doces. Para encrementar o miolo das flores, uma colagem com areia colorida (como se vê na foto abaixo). E ele fez a festa!
Depois um ramo com flores feitas com as partes coloridas de uma folha de revista. As folhas eram de color set. Sempre com legenda.
Mais adiante, o trabalho mais elaborado, também com legenda. Uma cesta de flores.
Logo, outras novidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário