A microcefalia é considerada uma doença rara, pois, sua prevalência é de 1 caso para cada 40.000 nascidos. Ela ocorre devido a várias situações. Pode ser por uma anomalia genética (microcefalia primária) ou por outros problemas, tais como infecções maternas durante a gravidez como a rubéola e a toxoplasmose, por exposição a radiações ionizantes durante o primeiro trimestre da gravidez, por fusão prematura dos ossos cranianos com causa desconhecida e ligados a defeitos congênitos ou como consequência do raquitismo (microcefalia secundária) e zica (transmitida pelo mosquito aedes eghipt. Todas essas causas provocam uma redução do tamanho da caixa craniana e do encéfalo.
As conseqüências dessa diminuição do crânio impede que o cérebro cresça normalmente. A microcefalia primária pode provocar hipertonia muscular, paralisia, crises convulsivas e atraso mental. Já a microcefalia secundária depende do tipo de causa e gravidade do comprometimento.
O atraso mental decorre do fato de que, com os cérebro diminuído, as funções cerebrais não atuam convenientemente, pois pode afetar um ou os dois hemisférios cerebrais. O atraso mental pode variar de um leve atraso até um retardamento profundo.
Infelizmente, ainda não há tratamento para a microcefalia. Porém, quando a fusão óssea é detectada precocemente, pode-se obter bons resultados (diminuição das sequelas) com intervenção cirúrgica.
Os sintomas da microcefalia variam de pessoa a pessoa e de acordo com a idade. Em prematuros e lactantes podem aparecer sintomas como a apnéia, bradicardia, fontanela (moleira) tensa, veias dilatadas no couro cabeludo, crânio de formato arredondado, aumento do perímetro encefálico. Crianças mais velhas queixam-se de dores de cabeça e vômitos. Observa-se também: letargia, edemas papilares, hiperreflexia (reflexos muito ativos ou em excesso) e clônus (série de contrações musculares, rítmicas e involuntárias, em que o espasmo e o relaxamento se sucedem alternadamente. Atinge especialmente o dedo grande dos pés, o pé, a mão, e a rótula, podendo mesmo ser generalizado).
Sueli, obrigada pela visita!!
ResponderExcluirGosto muito de seus posts, são sempre explicativos... Um abraço.
como pode ser "mil maneiras de estimulação pedagógica" se vc não citou nenhuma?
ResponderExcluirDiscordo da Bruna, não foi muito explicativo não... :(
também não vi nenhuma e não achei muito explicativo
ExcluirCade a parte da estimulação pedagogica?
ResponderExcluirTodo o blog é de estimulação pedagógica. Você viu o restante ou pegou um texto explicativo e julgou o blog todo?
Excluirola...mei filho foi diagnosticado c microcefaloa,,,porem o medico nao me explicou nada sobre a doenca...ao ler na net do q se tratava..qse infartei..tomei varios calmantes...e estou gravida d 7 meses....ele passou c tanto medicos,fez varios exames,e nunca foi detectado nada...ele tem uma sindrome de williams...um retardo mental leve..to mto assustada c td isso..foo descoberto agora c 7 anos d idade...sera q realmente ele tem essa doenca...e se tem sera q e leve?? me ajudem por favor
ResponderExcluirola...mei filho foi diagnosticado c microcefaloa,,,porem o medico nao me explicou nada sobre a doenca...ao ler na net do q se tratava..qse infartei..tomei varios calmantes...e estou gravida d 7 meses....ele passou c tanto medicos,fez varios exames,e nunca foi detectado nada...ele tem uma sindrome de williams...um retardo mental leve..to mto assustada c td isso..foo descoberto agora c 7 anos d idade...sera q realmente ele tem essa doenca...e se tem sera q e leve?? me ajudem por favor
ResponderExcluirOlá, Mariane.Sei que não é fácil receber uma notícia destas. Mas os médicos, principalmente com recém-nascidos, não é fácil um diagnóstico preciso. Algumas síndromes só são descobertas mais tarde, quando alguns sinais se tornam mais visíveis.É o caso da Síndrome de Williams. E ainda bem que você sabe (mesmo que seja agora) o que ele tem. Milhares de outras pessoas só ficam sabendo quando estão na adolescência ou na fase adulta. Sabendo (mesmo que seja agora) você pode ajudar muito mais o seu filho.
ExcluirMas, seja Microcefalia ou Síndrome de Williams seu filho pode ter uma vida quase normal. Conseguirá ir à escola e aprender muitas coisas.Só que de uma maneira mais lenta que as outras crianças.
Tanto a microcefalia quanto a Síndrome de Williams só fazem uma coisa: fazer o cérebro do seu filho trabalhar mais lento que o normal.Por isso, tranquilize-se.
Claro que as pessoas se assustam com alguns termos das descrições das síndromes. Comigo aconteceria o mesmo. Mas você está convivendo com ele há 7 anos e deve conhecê-lo melhor que ninguém. Sabe das dificuldades que ele apresenta e das qualidades que ele tem como filho e como pessoa. Explore ao máximo essas qualidades e ajude-o nas dificuldades, atacando uma por vez, com calma e paciência. Não é porque ele tem uma síndrome que tudo está perdido. Se precisar de orientação, escreva para contato.milmaneiras@gmail.com. Terei imenso prazer em ajudar no que puder,
Não se desespere para não prejudicar seu novo bebê. Ok. Calma e fica com Deus.
Ola gostaria de visualizar atividades pedagógicas e de estimulação da visão para trabalhar com minha aluna que tem microcefalia ela está na segunda série...
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ResponderExcluirQuerida, a barra lateral está com problemas, eu já pedi que arrumassem, mas ainda não fizeram. Estou tentando uma nova forma, mas ainda não deu certo. por enquanto, faça o seguinte:Anote a atividade que quer ver e entre pelo Google ou vá ao final de cada página e click em "ver postagens anteriores" até encontrá-la. Desculpe o transtorno.
ExcluirBom dia tenhu uma filha de 10 meses, e ela tem microcefalia congenita ela faz estimulação na APAE e agora ela sta apŕesentando fazes de criança com hiperatividade e não dorme a noite direito isso é nomal em uma criança com micro cefalia
ResponderExcluirOla Egner ou Luziane. Obrigada pela sua participação. Vamos a sua resposta. Toda criança, com ou sem deficiência, na idade da sua menina, é agitada e curiosa. Parece ligada no 220 volt. Mexe em tudo e não consegue ficar quieta. É sinal que tem saúde. Só mais tarde é que se pode observada e avaliada como hipera-tividade bem mais tarde, depois dos 2 anos. Quanto a não dormir, será que ela não dorme mais que o esperado durante o dia? Converse com o pediatra sobre isso ou com o pessoal da APAE, ok? Beijos e saúde para a filhota.
ExcluirOlá, tenho uma filha de 8 anos que tem incontinência pigmentar mais a psicopedagoga que atende ela disse que o principal sintoma hoje e a microcefalia.Hoje a psico pediu para que fizéssemos alguns exames pra diagnosticado o tipo de microscopia que a minha filha tem, gostaria de saber quais os exames que devo fazer?
ResponderExcluirE tbm gostaria de saber como ajudar a minha filha no desenvolvimento escolar, como falei ela tem 8 anos mais tem a mentalidade de uma criança de 3 a 4 anos; seus desenhos e de uma criança de 2 anos. Ela já reconhece e escreve todas as letras do alfabeto tbm conhece algumas sílabas porém não tem noção de leitura. Ela lê a palavra sílaba por sílaba mais na hora de falar o que ela leu não consegue,como eu devo agir, o que devo fazer pra que ela entenda que as letrinhas quando estão juntas forma uma palavra?
Desculpa pelo tamanho do texto e por tantas perguntas.
E desde já muito obrigada.
Olá, fiz algumas pesquisas e o exame mais comum no seu caso e o de neuroimagem. No entanto, esse exame deve ser pedido pela própria psicopedagoga, pela psicóloga ou pelo pediatra de sua filha. Mas devo te informar que este exame é muuuuuito caro.
ExcluirQuanto a ajuda com as atividades escolares, já que a idade mental dela é de 3 a 4 anos, comece por dar atividades relacionadas com essa idade. Essas atividades podem ser feitas por você mesma a custo muito baixo e aproveitando o que você tem em casa.
Você tem um e-mail para que eu possa te enviar alguns exercícios e atividades?
Quanto a leitura e a escrita, é normal que as crianças comecem lendo sílaba por sílaba no início da aprendizagem da leitura. Para que ela comece a compreender o que está lendo ou escrevendo, use figuras coloridas. Essas figuras você encontra no Google. Copie, cole numa folha em branco (reduzindo um pouco o tamanho da imagem) e depois imprima. Num caderno ou folha solta, cole essas imagens com a palavra (nome da figura) ao lado para que ela leia, copie, complete com a letrinha que ela conhece ou que está aprendendo. Crianças que apresentam dificuldades intelectuais gostam de saber o que significam as palavras. A figura colorida chama a atenção da criança e funciona como significado. Com a repetição ela aprende que o que ela lê ou escreve é a figura que ela vê.
Se precisar mais de alguma coisa, é só enviar um e-mail para contato.milmaneiras@gmail.com
Olá , tive o prazer de ser contrarcon como monitorana educação infantil de um aluno com autismo e microcefalia . Estou um pouco tensa pois sou estudante de pedagogia , me formo e ano que vem e como nunca trabalhei com criancac assim , queria ajuda como atividades , o que devo trabalhar com esta criança , como posso ajudar . Aceitei esse cargo de monitora pois acredito que vou aprender muito com este caso e quero dar o melhor de mim para ajudar a criança de alguma forma . Se puder me ajudar com orientações fico agradecida .
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