domingo, 20 de novembro de 2011

PERTURBAÇÕES DO ESQUEMA ESPACIAL


Qualquer coisa que perturbe a formação da noção de espaço ou do estruturação do espaço pode trazer conseqüências  para a criança como por exemplo:


a) NA VIDA
    
   Apresentam sentidos confusos com relação à direita ou esquerda, horizontal ou vertical, antes e depois, e a noção de entre (estar no meio de duas coisas).
   Geralmente, apresentam problemas de relacionamento com outras pessoas porque são espaçosas demais ao ponto de incomodar os outros
   São bagunceiras demais e deixam tudo espalhado.
   São pessoas desastradas, pois engancham e esbarram em tudo o que vêem pela frente porque calculam mal as distâncias.
  
b) NA ESCOLA

     Não respeitam as linhas, as margens nos cadernos.
     A organização dos cadernos é confusa. 
    Não separam um exercício do outro, não pulam linha. E quando o fazem, pulam linhas demais.
    Escrevem ou desenham em qualquer espaço (ora deixando tudo amontoado, ora pulando folhas). Quando desenham, o trabalho fica pequeno ou grande demais para a folha



Fontes:
BRIKMANN. A Linguagem Do Movimento Corporal. Summus, 2003
MEUR E STAES. Psicomotricidade: Educação e Reeducação, Manole, 1991
RAPPAPORT AT COL, A Idade Pré-escolar, EPU, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário