Qualquer coisa que
perturbe a formação da noção de espaço ou do estruturação do espaço pode trazer
conseqüências para a criança como por exemplo:
a) NA VIDA
Apresentam sentidos
confusos com relação à direita ou esquerda, horizontal ou vertical, antes e
depois, e a noção de entre (estar no meio de duas coisas).
Geralmente, apresentam
problemas de relacionamento com outras pessoas porque são espaçosas demais ao ponto de incomodar os outros
São bagunceiras demais e deixam tudo espalhado.
São pessoas desastradas, pois engancham e esbarram em tudo o que vêem pela frente porque calculam mal as distâncias.
b) NA ESCOLA
Não respeitam as linhas, as margens nos cadernos.
A organização dos cadernos é confusa.
Não separam um exercício do outro, não pulam linha. E quando o fazem, pulam linhas demais.
Escrevem ou desenham em qualquer espaço (ora deixando tudo amontoado, ora pulando folhas). Quando desenham, o trabalho fica pequeno ou grande demais para a folha
A organização dos cadernos é confusa.
Não separam um exercício do outro, não pulam linha. E quando o fazem, pulam linhas demais.
Escrevem ou desenham em qualquer espaço (ora deixando tudo amontoado, ora pulando folhas). Quando desenham, o trabalho fica pequeno ou grande demais para a folha
Fontes:
BRIKMANN. A Linguagem
Do Movimento Corporal. Summus, 2003
MEUR E STAES.
Psicomotricidade: Educação e Reeducação, Manole, 1991
RAPPAPORT AT COL, A
Idade Pré-escolar, EPU, 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário