Trabalhar com deficientes intelectuais é diferente do trabalho realizado com crianças sem deficiência ou mesmo com deficientes físicos, visuais ou auditivos, È diferente porque o funcionamento cerebral é diferente. O cérebro dos deficientes intelectuais é mais vagaroso, enquanto que o cérebro dos outros é normal. E quanto mais grave, mais lento é o funcionamento cerebral.
1- CRIANÇAS COM PROBLEMAS MOTORES SEVEROS
È diferente também porque a maioria das síndromes apresenta problemas motores que variam do leve ao severo ou profundo, impedindo a muitas crianças até mesmo de brincar. Na maioria das vezes, essas crianças passam do nascimento á idade escolar sem qualquer estímulo. Passam os dias, meses e anos deitadas e sem fazer nada. Não reclamam porque, muitas vezes, não podem falar ou dizem poucas palavras de forma incompreensível. Suas vidas são monótonas e insípidas.
Se chegam a escola, muitas possibilidades se abrem. O convívio com outras crianças é sempre benéfico, mesmo que briguem. Mas, ficar deitado num colchonete dentro da sala sem fazer nada, apenas olhando os outros se movimentarem é, apenas, manter a mesma postura em um outro lugar. No entanto, a escola pode oferecer uma nova oportunidade a essas crianças. Mesmo que não possam ser alfabetizadas, podem aprender coisas da vida diária.
Estas crianças possuem carência de tudo. Principalmente, a carência sensorial. E é por aí que podemos começar a trabalhar com elas. A primeira coisa que qualquer criança faz é segurar um chocalho, não é mesmo. Vamos pensar:
Porque damos um chocalhos para um bebê? Para estimulá-lo a se movimentar. Segundo Piaget, ao ouvir o som do chocálho ela se esforçará para movimentá-lo e ouvir aquele som novamente. Arranje vários, com formatos e cores diferentes e bem coloridos.
No início, pode parecer que não resulta em nada. Assim mesmo, insista. Ofereça um tipo de cada vez, sempre balançando-o antes, de forma a chamar atenção para o barulho que fazem. Como eles não pegam por conta própria, é preciso colocar na mão deles. E, se cair, é preciso recolocar.
2- CRIANÇAS QUE CONSEGUEM SEGURAR OBJETOS
Ofereça objetos com vários formatos e diferentes tipos de texturas como:
- bichinhos de pelúcia, de feltro ou tecido que são macios e quentes
- bola comum porque é lisa,
- bolas com cravinhos,
- bolas moles e duras
- bolas grandes e pequenas (não as de gude)
- cubos de madeira,
- carrinhos (sonoros ou não)
- balões
Pode-se verificar ou trabalhar alguns conceitos básicos e importantes para a alfabetização, como as cores, o grande e o pequeno, grosso e fino etc. Pode-se trabalhar esses conceitos com todos os elementos acima, bem como utilizar caixas de fósforos vazias para parear os iguais ou...
Ou ainda, separar tampinhas de refrigerantes encapadas por cor. Na folha devem estar colados os circulos de cada cor para que a criança tenha um apoio visual.
Com estes exercícios vocês estarão trabalhando não só os conceitos básicos para a alfabetização de forma concreta, como também estimulando a sensibilidade tátil, a motricidade (movimentos), a psicomotricidade (preensão e coordenação motora fina), a percepção visual, discriminação de formas, cores, posição, ordenação e muito mais.
Ajuda muito importante para quem esta começando trabalhar aos 48 anos.
ResponderExcluirNunca é tarde para começar. O importante é que estamos produzindo e nos sentindo úteis. bjs e obrigada por comentar.
ExcluirSeu blog e excelente em conhecimento,que DEUS,te abençoe.
ResponderExcluirObrigada. Que Ele olhe por todos nós.
ResponderExcluirGostei muito da sua iniciativa de dividir experiencias isso é ótimo.
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