Uma das coisas mais
importantes no trabalho com os deficientes, é saber o que eles podem ou não
podem fazer. Normalmente, eles “podem fazer” muitas coisas. Porém, há casos
mais graves ou severos que torna impossível a realização das tarefas comuns da
escola. É o caso das crianças que tem paralisia cerebral ou deficiência intelectual
com problemas motores. E, neste caso, é impossível querer alfabetizar se a
criança não consegue sequer, segurar um lápis.
Por isso é importante essa
observação. Algumas delas, preliminares, já nos dão boas pistas. Elas
servirão como um roteiro para a programação de como ajudar essa criança. Com o
tempo, você observará o restante. Faça uma ficha de observação em que conste o nome e a idade do aluno, e duas colunas: uma para "pode (ou sabe) fazer" e outra para "não pode (ou não sabe) fazer". e anote tudo, até o que você acha bobagem.
As anotações dos primeiros
dias são as mais importantes para iniciar o trabalho. Releia suas anotações e
escolha o que é prioridade. Dentro dessa prioridade existe também o que é básico.
É por aí que se deve começar. Estabeleça uma sequencia de passos. Se ele mostrar que sabe fazer, verifique o passo
seguinte. E assim por diante. Caso contrário, ensine-o como se ensinasse a um bebê.
Comece pelo segurar objetos. Pense nos movimentos necessários para isso e comece com uma bola macia, bichinhos de borracha ou de pelúcia, brinquedos
variados e com texturas diferentes que caibam na mão. Você estará trabalhando a
coordenação de movimentos e a sensibilidade tátil. Com o tempo e dependendo dos
progressos obtidos, pode ir diminuindo o tamanho até que consiga segurar um
pirulito, por exemplo.
Caso tenha habilidades
motoras, peça que faça um desenho, mas não interfira. As crianças deficientes,
geralmente, são vistas como incapazes pela própria família, razão pela qual não
são estimuladas em muitas coisas. Por isso, não estranhe se os desenhos feitos sejam rabiscos
desordenados. Nesse caso, verifique se ele nomeia alguma coisa. Outras, já
podem apresentar linhas curvas ou círculos fechados. Outras ainda, já mostram
quadrados fechados. Neste caso, é preciso incentivá-las a progredir no grafismo
permitindo que faça desenhos livres diariamente. Ofereça lápis variados: giz de cera grosso, giz de cera fino, pintura a dedo, pintura com pincel grosso, e outras formas alternativas: palitos, tampinhas, carimbos, etc.
Colagens são uma boa opção para preencher o tempo e trabalhar a coordenação motora de crianças com deficiência. Ofereça uma folha de papel (revista, jornal ou sulfite colorido) e ensine-a a rasgar e colar os pedaços. Mostre como se faz e deixe trabalhar sozinho, mas fique de olho. Caso não consigam passar a cola, ajude nisso e deixe que ela cole onde quiser na folha. De acordo com a organização do trabalho realizado, você saberá por onde começar a ajudá-la.
Colagens são uma boa opção para preencher o tempo e trabalhar a coordenação motora de crianças com deficiência. Ofereça uma folha de papel (revista, jornal ou sulfite colorido) e ensine-a a rasgar e colar os pedaços. Mostre como se faz e deixe trabalhar sozinho, mas fique de olho. Caso não consigam passar a cola, ajude nisso e deixe que ela cole onde quiser na folha. De acordo com a organização do trabalho realizado, você saberá por onde começar a ajudá-la.
Seja qual for o resultado
do trabalho, elogie. O elogio move montanhas de obstáculos, traz a confiança de
que alguém a considera capaz e isto faz toda a diferença.
O trabalho é lento, pois
lhe faltam muitos conceitos e habilidades. E para ter esses conceitos e
habilidades é preciso que os neurônios cerebrais tenham dendritos. E você a
ajudará a criar esses dendritos com os estímulos que proporá. Mas, isto não
acontece de uma hora para outra, nem tudo de uma vez. Por isso, vamos dar um
passo de cada vez. lembrando que cada movimento deve ser repetido centenas de vezes, mas de formas difierentes. Ok?
Olá Sueli ... olha eu aqui outra vez, estou conhecendo os seus bloguinhos e seguir este tb, afinal não sou pedagoga mas tb com crianças no meu atelie de artes e estou fascinada pelo assunto .... ah fiquei feliz em ver meu selinho por aqui rsrrsrs acho q podemos trocar muitas figurinhas rsrrsrs bjsss
ResponderExcluirOlá, Luciana.É uma honra tê-la como seguidora dos meus blogs.Aliás, os outros são filhotes muito queridos deste aqui. Com ele aprendi muito e fiz amigos. E foi uma seguidora sua quem me deu de presente.Fui conhecer seu blog, gostei e passei a seguí-la.Quanto às trocas de figurinhas, pode contar comigo. Venha quando quiser e puder (sei que vida é uma correria brava) e esteja sempre a vontade. bjs e obrigada.
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