TRABALHANDO COM DEFICIENTES INTELECTUAIS SEVEROS e
COM PROBLEMAS MOTORES
Outras alternativas são: pneus velhos e os bamboles, com os quais pode-se inventar mil e uma brincadeiras. Colocados no chão ou em pé são ótima opção. Quem tiver “parquinho” na escola pode aproveitar os brinquedos para entrar e sair.
Depois de explorar bem esta parte concreta, pode-se ir para o papel. Jogos de colocar ou colar dentro ou fora (exs anteriores) servem para fixar as noções e iniciar a criança nas questões escolares.
COM PROBLEMAS MOTORES
O
trabalho é mais lento, mas tem seus efeitos. Mesmo sem poderem movimentar-se,
podem sentir sensações. E a água é uma
rica fonte delas.
Colocar
os pés ou as mãos na água é um dos exemplos. Neste caso, podemos variar a
temperatura da água (do gelado ao quente, com cuidado para não queimar) trazendo a
essas crianças um pouco do conhecimento da vida e dos conceitos de quente e frio.
Trabalha-se
um conceito de cada vez. Depois, uma mão ou pé no quente e outro no frio para
perceberem a diferença.
Não esqueçam de nomear cada conceito, todas as vezes que
eles forem trabalhados. A criança pode não saber ou não conseguir repetir o
conceito, mas aprenderá a identificar pela sonoridade das palavras.
Estes exercícios servem para todos os alunos com e sem
deficiência, principalmente, os da Educação Infantil.
TRABALHANDO OS CONCEITOS DE DENTRO E FORA
a) MODERADOS E COM MELHORES
CONDIÇÕES MOTORAS
Com pareamentos, jogos de separar e juntar podemos ir
trabalhando outros conceitos básicos. Conceitos importantes para a
alfabetização são os conceitos de dentro e fora.
Para começar, arranjem uma cesta ou caixa com uma
porção de objetos dentro. Tirar e colocar esses objetos ensinará concretamente
essas noções. Variar os brinquedos a cada atividade.
Para variar, e dependendo das condições da criança, podemos criar uma série de jogos feitos com papel. como estes, por exemplo
Para variar, e dependendo das condições da criança, podemos criar uma série de jogos feitos com papel. como estes, por exemplo
E também com materiais alternativos, como:
colocar moedas no cofre introduzir palitos em
um balde furado
Além dos conceitos citados, trabalham-se também a coordenação motora fina, a preensão e a coordenação viso-motora, pois para realizarem estas tarefas é preciso olhar o que estão fazendo.
(Sugestões da Johanna Melo Franco, terapeuta Ocupacional do blog Terapia Educacional Infantil e que adaptei à minha realidade).
b) LEVES E MODERADOS COM
MOBILIDADE
Uma boa pedida é mexer com o corpo em brincadeiras como
entrar dentro de caixas de papelão ou de plástico. Com duas ou 3 dessas caixas unidas pode-se
fazer um túnel.
Para variar, esses túneis podem ser feitos com cadeiras
virando-as de costas uma para outra e deixando um espaço que será coberto por
um lençol.
Outra variação, é colocar algumas cadeiras (uma ao lado da outra) e a criança passa por baixo.
Outra variação, é colocar algumas cadeiras (uma ao lado da outra) e a criança passa por baixo.
Outras alternativas são: pneus velhos e os bamboles, com os quais pode-se inventar mil e uma brincadeiras. Colocados no chão ou em pé são ótima opção. Quem tiver “parquinho” na escola pode aproveitar os brinquedos para entrar e sair.
Com
um cobertor ou lençol pode-se fazer uma “caverna” ou uma “toca”. Contar uma
história e fazer a criança entrar, experimentar sensações e sair.
Depois de explorar bem esta parte concreta, pode-se ir para o papel. Jogos de colocar ou colar dentro ou fora (exs anteriores) servem para fixar as noções e iniciar a criança nas questões escolares.
O interessante, nestas atividades, é que todos os alunos podem participar. Mesmo não tendo uma deficiência, muitas
crianças não tiveram oportunidade de trabalhar esses conceitos na vida real. E
elas fazem falta. Você perceberá isto durante a brincadeira e resolverá, não só o
problema de um ou dois alunos, mas de muitos. Unindo a todos numa brincadeira que, com
certeza será muito prazerosa, você estará praticando a inclusão.
Muito bom! Adorei as sugestões!! Bjos
ResponderExcluirgente que delicia essas atividades!
ResponderExcluirDeus abençoe vocês
Grande beijo
Vasthy