terça-feira, 17 de julho de 2012

INICIANDO A LEITURA COM DEFICIENTES

As crianças deficientes tem uma dificuldade maior em juntar as letras no inicio da alfabetização. E, neste caso, tudo o que puder ser feito será benéfico a elas.


Após a manipulação de todas as vogais, vem a parte de juntá-las e formar os monossílabos. Estes, devem ser significativos e devem ser explicados para as crianças. 

A leitura desses monossílabos é importante, pois podemos avaliar a identificação da letra, a discriminação dos seus sons e o entendimento do seu significado. Mas, como fazer a criança juntar essas letras tanto na escrita como na leitura?

NA ESCRITA:

Na escrita é mais fácil e mais rápida a compreensão. Eu faço bonequinhos simples e escrevo as letras que pretendo utilizar. Conto uma história de que dois menininhos (as) querem passear e vão de mãos dadas. A criança cola esses bonecos pelas mãos. Mostro que no caderno as letrinhas ficam como nos bonecos. Escrevo (um a um) os monossílabos formados mostrando a ela, como são escritos. E não tenho encontrado nenhum tipo de problema nesta questão.

NA LEITURA:

A leitura é um pouco mais complexa. Isto porque, até chegar até mim, muitas crianças passaram por mãos de outras pessoas que tentaram fazer com lesse. E cada uma, explica de um jeito diferente. 

Sendo assim, tenho que agir de modo diferente. E aí, é que entra a tecnologia. Usar o computador é uma atividade diferente e agradável para as crianças. Ao mesmo tempo, mostramos a elas que computador não é só para jogar ou desenhar no paint.

Uso para isto, o Powerpoint, inserindo em cada página as boquinhas e as letras que quero trabalhar. No início, uma página para cada monossílabo. Assim:

 


 

Depois, mais tarde, ou se a criança já sabe, insiro outros monossílabos (sem significação) mostrando a ela que fazem parte de algumas palavras, como por exemplo: ae, ie, oa, io, etc.

Por imitação das boquinhas, a criança vai aprendendo a repetir os sons. E com o tempo e com a repetição tudo se encaixa.


APROVEITE PARA ISTO, AS AULAS DE INFORMÁTICA 

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