TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM
Fonte:
anotações de aula
A
disortografia é um transtorno neurológico de linguagem que influencia na
escrita. Pode estar ou não, associado com a dislexia. Estima-se que em 90% dos
casos, esse transtorno aparece em crianças que começam a falar tardiamente. Já nos
10% restantes, existe uma disfunção cerebral.
As
principais características da disortografia são:
· 1- A troca
de letras (e não precisa ser, necessariamente, semelhantes como t/d, p/b, c/g)
tanto na fala quanto na escrita.. Oralmente, a linguagem se parece com a fala
do Cebolinha, personagem da Turma da Mônica. Isto porque, a dificuldade em
discriminar os sons auditivamente está envolvida.
2-Os disortográficos
encontram dificuldade em pontuar frases, acentuar palavras, ordenar frases em
parágrafos, usar travessões etc.
· 3-Cometem
erros grosseiros na escrita porque não compreendem a aplicação das regras
ortográficas.
· 4-Na
formação de frases, encontram dificuldades em coordenar e subordinar as orações.
· 5-Seus
textos são curtos e escritos em bloco único.
· 6-Na
escrita, emendam palavras, repetem ou omitem silabas do começo ou no final das
palavras. O mesmo acontece na linguagem oral.
· 7-Por não
entenderem as regras ortográficas, a separação de sílabas é incorreta.
· 8-Apresentam
dificuldade na estruturação espaço-temporal.
· 9-Possuem
fraca imagem corporal.
· 10-Dificuldade na dominância lateral.
· 11-Dificuldade
em manter-se atento e concentrado até mesmo em atividades que goste muito.
· 12-Pouco
interesse pela escrita.
Com
relação a estes estudantes, os professores devem evitar cópias, os tais treinos
ortográficos e ditados. As cópias porque agem mecanicamente e sem compreender o que copiam. Os
treinos ortográficos não funcionam porque, geralmente fixam mais rápido os erros que a forma
correta. Os ditados, devido a discriminação auditiva.
O
diagnosticado por neurologista e o tratamento com psicopedagógico em conjunto
com o fonoaudiológico.
Fonte:
anotações de aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário