DIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM
Faça um teste: O que se pode ver, além do que é mostrado?
Faça um teste: O que se pode ver, além do que é mostrado?
Perceber
é conhecer o que está ao nosso redor. Para isso, é preciso receber informações
do ambiente. Recebemos
essas informações por meio dos órgãos dos sentidos. Os objetos (coisas, pessoas,
ideias, eventos, relacionamentos) do ambiente despertam nossa atenção.
Alguns
fatores internos e externos influenciam na percepção:
Os
fatores internos têm relação com a necessidade, o interesse e a experiência
pessoal para colocarmos mais ou menos atenção no estímulo. Ao mesmo tempo, um
objeto pode despertar mais a atenção em uma pessoa do que em outra. A isto
chamamos de “fenômeno social” e é considerado um fator interno.
Já
os fatores externos dependem da força e intensidade do estímulo. Quanto mais intenso,
mais contrastante e mais bizarro ele for, mais facilmente prenderá a nossa
atenção.
Por
outro lado, da mesma maneira como uma mesma pessoa pode ter diferentes
sensações sobre um mesmo objeto, cada ser humano percebe o objeto de forma única. As percepções de cada ser humano são únicas e intransferíveis.
A
percepção é, portanto, uma função cognitiva. E para que se perceba é necessário
que sejamos capazes de colocar nossa atenção no estímulo, obter sensações e
impressões, enviá-las ao cérebro para que sejam observadas, identificadas,
discriminadas, interpretadas, organizadas e elaboradas respostas para que se
transformem em uma imagem, ou seja, num “conhecimento significativo”. Depois
disto, são enviadas para a memória onde ficarão guardadas até que sejam
necessárias novamente.
Á
medida que novos estímulos sobre um mesmo objeto são percebidas, nossa interpretação
sobre o objeto vai se alterando. Pode ocorrer que um objeto não forme
ou não traga nenhum conhecimento significativo. Em outras palavras, não tivemos
interesse e/ou necessidade. E, por causa disso. o objeto não foi percebido. Na
verdade, não é o objeto quem muda, mas a nossa interpretação (conhecimento
significativo) sobre ele é quem muda. Por isso, as percepções são importantíssimas
para as aprendizagens escolares.
Existem
vários tipos de percepções. Mas, para as aprendizagens escolares duas são
essenciais: as visuais e as auditivas. As impressões olfativas, gustativas e
táteis, mesmo não estando relacionadas com as aprendizagens, são importantes porque possuem uma
ligação com a afetividade e com a reprodução. Igualmente importantes são as
percepções de tempo e espaço, as proprioceptivas e a percepção social.
Por
isto, tudo tem que funcionar perfeitamente. Qualquer falha na recepção, transporte, elaboração e organização da informação pode atrapalhar o trabalho cerebral que,
por sua vez, emitirá respostas inadequadas dificultando as aprendizagens.
Fonte:
Apontamentos
de aula
Resposta do teste: Pode-se ver a cabeça de um cavalo atrás de uma moita, uma moça, uma pomba, a cabeça de um urso, um peixe com cara de cão. Se você viu tudo isto, está com boa percepção.
Resposta do teste: Pode-se ver a cabeça de um cavalo atrás de uma moita, uma moça, uma pomba, a cabeça de um urso, um peixe com cara de cão. Se você viu tudo isto, está com boa percepção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário