quarta-feira, 9 de agosto de 2017

APRENDENDO OS ENCONTROS CONSONANTAIS


Quero pedir desculpas pelo atraso nas postagens. É que algumas crianças saíram em férias e demoraram a voltar. O garoto com paralisia cerebral foi um deles. Na semana passada, quando voltaram, fiz uma revisão do que tinham aprendido, pois quem tem algum tipo de deficiência esquece muito rápido. Por isso, não quis postar coisas repetidas para vocês. 


Mas vamos ao tema de hoje. Primeiro, pedi que montasse o alfabeto na ordem. Em seguida, pedi que retirasse as vogais. Fixei, mais uma vez, que o A, E, I, O, U eram as vogais e que as outras eram chamadas de CONSOANTES.

Explico, mais uma vez, que cada uma das consoantes possui um som. E leio o alfabeto apenas produzindo o som de cada letra que ficou sobre a mesa. Ele riu, porque na escola só ouvia o nome da letra. Aproveito a oportunidade para definir o que é o termo "CONSOANTE" que é "soar com" ou produzir seu som junto com uma vogal. E como exemplo, disse algumas palavras apenas emitindo o som das consoantes. Ele riu novamente e disse não ter entendido nada.

Reafirmei que para que uma palavra seja entendível devemos usar sempre uma ou duas consoantes junto com uma vogal. Exs:
  bl - bala
 cvl - cavalo

O garoto nomeou uma a uma as consoantes. Foi então que lhe disse que, assim como as vogais, as consoantes também podiam ficar juntas numa palavra. E quando isso acontecia era chamado de ENCONTRO CONSONANTAL ou "Encontro das Consoantes".

Em seguida mostro a figura colada no caderno.


É nesta altura que ele compreende o que estou falando. E com o Alfabeto móvel vamos formando outras palavras que possuem encontros consonantais como: prato, porta, escola etc. depois de bem entendido, passamos aos exercícios. Ele primeiro me mostra onde está dizendo o nome das consoantes que estão juntas e depois ele grifa (aprendido recentemente).


O exercício seguinte é para nomear as figuras. E, logicamente, são palavras que tem encontros consonantais.


Sempre neste tipo de exercício procuro colocar algumas palavras conhecidas e outras desconhecidas para eles. Com isto, posso explicar e, de preferência, mostrar com figuras ou ao vivo, o significado mais concretamente e assim ampliar seus conhecimentos. E além de ler e identificar o nome do objeto, teve que grifar novamente os encontros consonantais (e que serve para fixar o que estão aprendendo).

COISAS DO M E DO N.

Aproveito a oportunidade para dar mais algumas explicações. Quando pronunciamos o P e o B precisamos da boca fechada. A letra que prepara a nossa boca para pronunciarmos essas letras é o M. Por isso, sempre que tivermos um som anasalado ( que vai para o nariz) primeiro vem o M e logo em seguida ou B ou o P.  E só essas.  E então, mostro a ele com figuras e posteriormente, com um espelho.


ou



Para todas as outras consoantes usamos o N, que não precisam da boca fechada. 


 Depois de tudo isto, mostro como ficam nas palavras:

com M                                           com N 

Agora é só trabalhar bastante para fixar essas informações.

Até a próxima postagem pessoal!

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