Olá, pessoal!
Hoje trouxe para vocês, uma atividade de TECELAGEM feita com papel, que foi aplicada ao garoto com Paralisia Cerebral, mas que pode ser aplicado a deficientes intelectuais, de todas as síndromes e idades, assim como para os não deficientes. Evidentemente, respeitadas as dificuldades de cada um.
PREPARO
Ao preparar a atividade, recota-se um retângulo de papel colorido (qualquer papel) que servirá de base para a tecelagem. Deixa-se o espaço de uma régua na borda superior e passe um traço com lápis. Dobre a folha de base ao meio e risque formando tiras na vertical da largura de uma régua a partir do traço, deixando sempre uma borda lateral (que não precisa ser larga). Recortam-se nessas linhas até embaixo, mas sem ultrapassar linha da borda superior.
Em outra folha, com colorido contrastante, recorte várias tiras da mesma largura da régua e recorte. Nas primeiras vezes, use apenas duas cores: a da base e a das tiras.
Ao iniciar a tecelagem, levante uma tira sim e outra não da base até o final. A criança coloca a tira colorida, cola apenas as bordas e abaixa as tiras levantadas. Na segunda carreira, levantam-se as tiras da base que ficaram por baixo, coloca a tira colorida, cola as pontas e abaixam-se as tiras. Repete-se assim até o final do trabalho.
ACABAMENTO
Caso tenham ficado rebarbas ou tiras para fora das bordas é só dar uma aparadinha e pronto. Esse trabalho pode ser colado no caderno do aluno ou numa outra folha como a de sulfite por exemplo, dependendo do objetivo que se tem, como por exemplo, expô-lo num quadro de atividades.
Trabalha-se mais algumas vezes com essas medidas mais largas das tiras, até que entenda bem o procedimento. Quando se percebe que já entendeu, começa-se a diminuir a largura das tiras (0,5 cm) de cada vez, até ficarem com 1 cm.
Mais tarde, pode-se começar a trabalhar a PADRONAGEM. Já pode usar duas cores, uma tira larga e outra estreita (como foi feito nesta foto) ou duas estreitas de cores diferentes e uma larga, ou levantando duas tiras para as finas como vocês desejarem.
Esta atividade trabalha a atenção e a concentração, a observação, a criatividade (quando fizerem sozinhos), a coordenação motora e a preensão, as diferentes texturas dos papéis (lisos, ásperos, enrugados etc), a paciência e a persistência. Depois de verem o trabalho realizado, sentem-se mais capazes e confiantes porque todo trabalho artístico melhora a autoestima e a autoconfiança.
Então, mãos á obra!
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