Nem todas as pessoas com Paralisia Cerebral apresentam deficiência Intelectual, mas podem ter um atraso cognitivo devido a considerá-los como incapazes ou por os terem educado com superproteção. É o caso deste jovenzinho que apresenta apenas atraso cognitivo por ambas as razões.
Depois de me mostrar que podia aprender, que podia criar e contar histórias e que percebi que, no caso dele, era apenas um atraso, o melhor seria diminuir esse atraso com alguns jogos de raciocínio.
Além de avaliar, os jogos poderiam me trazer um conhecimento maior dele como pessoa. E a forma com que nos relacionamos com as perdas e ganhos no jogo e as atitudes dela enquanto joga nos traz esse conhecimento.
Esta foto é anterior ao jogo do quadrado enquanto aprendia e identificava os triângulos. Nesta foto, mostra a identificação da figura que não triangulo, num trabalho anterior ao jogo.
O primeiro jogos de raciocínio (e já postado aqui anteriormente) foi a montagem de um quadrado com dois triângulos. Quem não se lembra destas imagens?
Na época, a postagem teve vários compartilhamentos.
Mais tarde, trabalhamos a colagem de barbante. O trabalho tinha como objetivo fazê-lo seguir a linha colocando um pedaço de barbante.
Logo após, propus o jogo. Usando um barbante bem comprido e uma folha em branco, ele deveria colar o barbante todo na folha. Ele pensou um pouco. Olhou para o barbante, depois para a folha... e deslizando o barbante sobre a folha.
Quando terminou, perguntei se era daquele jeito que ele queria. Me olhou assustado, sem compreender o que eu queria. Então perguntei: Você gostou do resultado? Era assim mesmo que você quer que fique ou prefere mudar?
Ele recolheu o barbante, apertou (formando um embolado) e colocou sobre o papel. Refiz as mesmas perguntas e ele mudou novamente. Após algumas tentativas, optou por deixar esta forma.
numa outra ocasião, depois de termos trabalhado matemática e um pouco de alfabetização, propus um novo jogo de raciocínio. Desta vez um Sudoku com figuras. Apesar de ser um jogo de raciocínio é também um jogo de observação. Este jogo que também já foi mostrado neste blog e ensinei como fazer outros.
O jovem em questão apresenta uma dificuldade: a baixa visão e durante os trabalhos com a alfabetização e com a matemática surgiu a observação de uma outra dificuldade: a de olhar na horizontal e na vertical ao mesmo tempo. E nada melhor do que o Sudoku para trabalhar isso.
O Sudoku é um jogo chinês que consiste em completar um quadrado com números de 1 a 9 sem que se repita na mesma linha e na mesma coluna. Não é um jogo fácil. Para ensinar as crianças apresenta-se nesta versão com figuras conhecidas por elas ou outras que se pode montar a partir do que se quer trabalhar ou do interesse e preferencia das crianças.
Trabalha-se este jogo por etapas. primeiro, colocando as figuras sem que se repitam na linha horizontal. Depois, na vertical. O terceiro passo na horizontal e vertical e por fim, no quadrado.
Como estava querendo trabalhar a visão vertical e horizontal ao mesmo tempo e pelas condições que ele já apresentava, decidi iniciar pelo terceiro passo.
Mas o mais impressionante, pelo menos para mim, foi o Jogo da Velha. Este é um jogo de raciocínio porque envolve a atenção, a observação das jogadas do parceiro e de estratégias de jogo. Além disso, é também um trabalho de coordenação motora de preensão e de encaixe.
Primeiro, mostrei como devia fazer, falei das regras (que também envolviam o olhar na horizontal e na vertical como no Sudoku) e o olhar nas diagonais, algo novo para ele. Disse-lhe ainda que neste jogo não iria facilitar as coisas, porque regras são regras e devem ser obedecidas.
Trabalhando especificamente a preensão.
Dadas todas as explicações, partimos para o jogo de verdade. Jogamos 4 partidas e ele ganhou três delas. Não facilitei em nada, mas confesso que me distraí observando suas jogadas. Sorte de principiante! kkkkk
Na foto, um erro bobo que cometi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário