DE
1 ANO A 1 ANO E 6 MESES
As
crianças desta idade já conseguem andar sozinhas. Mas ainda não é um andar
totalmente em equilíbrio. Para melhorar o equilíbrio é preciso oferecer-lhes
brinquedos que podem ser puxados ou empurrados, como por exemplo, carrinhos a
serem puxados por um barbante ou outro fio ou empurrados.
Podem
querer voltar-se rapidamente e cair. Normalmente, a criança se levanta rapidamente
e sem choro. Por isso, não há necessidade de fazer grande alarde. Ao contrário,
estimule-a a se levantar. Porém, se perceber que foi algo mais sério, acudir
sem gritos e reclamações. Enquanto tentam ficar em pé, agarram-se em qualquer
coisa, portanto, cuidado com toalhas de mesa cujas sobras pendem dela. Ao
agarrar para voltar a ficar em pé podem puxar uma das pontas e levar ao chão
tudo o que estiver sobre ela.
As
crianças desta idade adoram imitar os outros. Ela vê as pessoas da casa mexendo
em vários objetos e ela quer fazer o mesmo. Portanto, é o momento de aprender o
significado da palavra “NÃO”. Se não quiser que a criança pegue algum objeto,
diga firme esse “NÃO”.
Mas
creiam, não será da primeira vez que ela te obedecerá. Serão necessárias muitas
vezes, até que ela compreenda que “NÃO = A NÃO PODE”. E se você disser não para
alguma coisa, esse “NÃO” deverá valer para sempre. Se você diz NÃO hoje e
amanhã disser SIM, a criança não aprenderá nunca.Outra
coisa, os pais costumam retirar tudo da frente da criança para que ela não
mexa. As crianças precisam, desde pequenas, a aprender que não devem mexer em
nada.
Você
pode oferecer a elas, brinquedos coloridos que podem ser puxados por meio de um
barbante ou que possam ser empurrados, como por exemplo: carrinhos. Podem ser
dados ainda, papel e giz de cera (atóxico)
e bem grossos para que rabisque, começando a estimular a coordenação
motora. Ou ainda, por volta de 1 ano e 4 meses, oferecer 3 ou 4 caixas de
tamanhos diferentes para que empilhe ou coloque uma dentro da outra, ajudando a
desenvolver a compreensão.
DE
1 ANO E 6 MESES A 2 ANOS
Com
essa idade, as crianças já estão mais desenvolvidas e com maior habilidade.
Elas já são capazes de folhear revistas velhas e livros de história. Permita
que rasguem as folhas de revistas velhas para estimular a coordenação motora
das mãos.
Ensine-a
a nomear as partes do corpo. Aponte e vá nomeando, uma a uma. Com isto, você
desperta a “consciência corporal”. Tem músicas curtas que podem ajudar
bastante. É importante também que você estimule o ato de apontar, ou seja,
esticar o indicador enquanto os outros se mantém flexionados.
Uma
outra brincadeira que toda criança gosta é brincar com bola. Estimule sua
criança a chutar. Isto estimula a agilidade das pernas.
2 AOS 3 ANOS
É esperado que nesta idade seu filho já saiba
correr. Leve-o a um parque ou no próprio quintal de casa e incentive-o a
brincar de pega-pega, esconde-esconde, a dar pulos, a ficar num só pé. Estas
atividades ajudam muito na conquista do equilíbrio.
Na hora do banho, entregue a ele (a) a bucha para
que esfregue o corpo, pernas e braços, desenvolvendo novas sensações corporais,
fazer o movimento de sobe e desce, com uma buchinha macia ou o próprio
sabonete.
Uma brincadeira que toda criança gosta e ajuda o
senso de direção e fortalece a musculatura das pernas é o triciclo. No início,
permita que os pés toquem o chão. Aos poucos, vá ensinando a pedalar, porque os
movimentos não são simultâneos como foram até agora. Algumas crianças podem ter
dificuldade no início.
Outras brincadeiras que adoram é brincar com
argila, massa de modelar e tinta guache. Essas atividades ajudam a controlar a
força nas pontas dos dedos, nos movimentos dos punhos e das mãos.
Leia ou conte histórias mostrando as figuras para
ela. Enquanto conta, mostre as figuras e nomeie os personagens que a cena
contém. Depois, peça que ela mostre ou aponte uma determinada figura da
história, como por exemplo, tomando a história do “Chapeuzinho Vermelho”, peça
que mostre a menina na floresta, ou a figura em que a menina encontra o lobo, a
vovó, etc. Existem várias histórias que podem ser trabalhadas nesta etapa. Inclusive os livros de pano, que são fantásticos e bastante sensoriais.
livro de pano
Nenhum comentário:
Postar um comentário