1- AS PRIMEIRAS MARCAS
Uma pequena poça d’água no chão já é o suficiente
para dar início a uma série de experimentações. Passar a não nessa água é um
atrativo. E espalhar essa água é outra mais atraente ainda. Ao fazerem isso,
descobrem uma outra coisa: que podem deixar suas próprias marcar. E este é o
primeiro indício da formação do desenho em sua vida.
Uma mãozinha molhada e encostada numa parede seca
deixa uma marca. E esse simples fato gera uma demanda de muitas e novas
experimentações. As crianças não se cansam de repetir uma ação até que entendam
como aquela marca foi parar ali.
Mais tarde, pisar nas poças várias vezes e em
sentidos contrários é indício de uma sensação nova e quererão repetir e
experimentar outras tantas vezes. E se a poça for mais funda, o fato de
molharem os pés é outra razão para mais investigações e explorações. Portanto,
senhores pais, deixem que seus filhos explorem todas estas etapas.
2- NOVAS MARCAS
A partir da exploração da água das poças, a criança
busca novas formas de criar marcas. A imitação do que vê as pessoas fazendo é
um jogo interessante. Então procura lápis, giz ou caneta. Neste momento, é
chegada a hora de colocar em prática algumas regras.
a) Você se importa com rabiscos nas paredes de sua
casa? Em caso positivo, estabeleça uma regra e siga-a à risca. Delimite um
espaço, pinte-o com uma tinta lavável e libere os rabiscos apenas nesse lugar.
Porém, se você não se incomoda com rabiscos nas paredes da casa inteira, libere
geral.
cantinho do desenho
b) Arranje uma mesa (encape-a se não quiser
sujeira), uma série de folhas de papéis coloridos, potes ou caixas para vários
tipos de lápis (de cor, giz de cera grossos e outros) para que sua criança se
divirta.
3- ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO GRÁFICO DE SEU(S)
FILHO(S).
Após o uso dos lápis (ou similares) fica mais fácil
acompanhar o desenvolvimento gráfico de seu filho, ou seja, falamos das etapas
que seu filho deve percorrer e que você pode observar para saber se tudo está
bem com seu filho(a). E você pode verificar isso, de acordo com a forma como
ele “desenha”.
O desenho infantil é importantíssimo. É ele quem precede
e quem prepara a criança para a escrita e, consequentemente, para a leitura.
Esse desenho ocorre por meio de fases de maturação (prontidão) que envolvem as
funções cerebrais superiores.
1ª fase – AS GARATUJAS DESORDENADAS
A fase das garatujas é mais conhecida como a “FASE
DOS RABISCOS”. Pode-se observar o
desenvolvimento por dois fatores importantíssimos: a) a pega do objeto usado para fazer as marcas e b) a evolução dos rabiscos. Ocorre após os 18 meses.
A criança segura o lápis com a mão toda. Nesta etapa, a criança: a) pouco olha para o que está fazendo; b) os movimentos são mais instintivos que voluntários; c) não há uma intenção definida em reproduzir um objeto, mas reproduzir os movimentos nas poças d’água. Por isso, são chamadas de “desordenadas”.
GARATUJA ORDENADA
Por volta dos 2 anos as garatujas começam a se ordenar. É a chamada "GARATUJA ORDENADA" e ocorre quando quando os movimentos de vai e vem seguem sempre a mesma direção.
Próximo aos 2 anos ou pouco depois dessa idade, que
as garatujas ou rabiscos começam a se modificar. Embora os rabiscos sejam como na fase
anterior, aparecem rabiscos em duas outras posições: para cima e para
baixo.
A princípio, as novas posições parecem casuais. Mas
aos pouco vão se intensificando seja na quantidade, seja na qualidade desses
rabiscos.
3ª fase –
GARATUJAS NOMEADAS OU NOMINADAS
Entre os 2 anos e 2 e meio anos de idade, a criança
rabisca alguma coisa e diz que está escrito o nome do pai, da mãe, da avó, de
algum objeto que ela goste, um animal ou outra coisa qualquer. Embora seja imitação
do que ela observa e percebe quando vê outra pessoa escrevendo, é também um
avanço significativo, porque passa a fazer uso do “FREIO INIBITÓRIO”, quando ela
rabisca, suspende o pulso e rabisca mais adiante. O uso desse freio faz parte
do desenvolvimento motor que treina e prepara a criança para novas conquistas
gráficas.
A partir
dos 2 anos e meio até mais ou menos 3 anos, podemos perceber algumas manifestações
gráficas importantes:
a) os movimentos circulares. Devo lembrar que são
tentativas e que não são círculos perfeitos.
b) mais próximo dos 3 anos, tem
início o traçado de formas quadradas. Como na fase anterior, também não são
perfeitos. Em meio aos círculos, aparecem formas que se assemelham a quadrados.
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