terça-feira, 13 de agosto de 2019

COMPLEMENTO DO 1º AO 3º ANO DE VIDA

DOS 18 MESES AOS 3 ANOS é uma fase importantíssima. Uma fase de muita experimentação e de descobertas por parte das crianças porque tudo é novo para elas e se encantam com tudo.

1- AS PRIMEIRAS MARCAS


Uma pequena poça d’água no chão já é o suficiente para dar início a uma série de experimentações. Passar a não nessa água é um atrativo. E espalhar essa água é outra mais atraente ainda. Ao fazerem isso, descobrem uma outra coisa: que podem deixar suas próprias marcar. E este é o primeiro indício da formação do desenho em sua vida.

Uma mãozinha molhada e encostada numa parede seca deixa uma marca. E esse simples fato gera uma demanda de muitas e novas experimentações. As crianças não se cansam de repetir uma ação até que entendam como aquela marca foi parar ali.

Mais tarde, pisar nas poças várias vezes e em sentidos contrários é indício de uma sensação nova e quererão repetir e experimentar outras tantas vezes. E se a poça for mais funda, o fato de molharem os pés é outra razão para mais investigações e explorações. Portanto, senhores pais, deixem que seus filhos explorem todas estas etapas.

2- NOVAS MARCAS

A partir da exploração da água das poças, a criança busca novas formas de criar marcas. A imitação do que vê as pessoas fazendo é um jogo interessante. Então procura lápis, giz ou caneta. Neste momento, é chegada a hora de colocar em prática algumas regras.

a) Você se importa com rabiscos nas paredes de sua casa? Em caso positivo, estabeleça uma regra e siga-a à risca. Delimite um espaço, pinte-o com uma tinta lavável e libere os rabiscos apenas nesse lugar. Porém, se você não se incomoda com rabiscos nas paredes da casa inteira, libere geral.

cantinho do desenho

b) Arranje uma mesa (encape-a se não quiser sujeira), uma série de folhas de papéis coloridos, potes ou caixas para vários tipos de lápis (de cor, giz de cera grossos e outros) para que sua criança se divirta.


3- ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO GRÁFICO DE SEU(S) FILHO(S).

Após o uso dos lápis (ou similares) fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento gráfico de seu filho, ou seja, falamos das etapas que seu filho deve percorrer e que você pode observar para saber se tudo está bem com seu filho(a). E você pode verificar isso, de acordo com a forma como ele “desenha”.

O desenho infantil é importantíssimo. É ele quem precede e quem prepara a criança para a escrita e, consequentemente, para a leitura. Esse desenho ocorre por meio de fases de maturação (prontidão) que envolvem as funções cerebrais superiores.

1ª fase – AS GARATUJAS DESORDENADAS


A fase das garatujas é mais conhecida como a “FASE DOS RABISCOS”.  Pode-se observar o desenvolvimento por dois fatores importantíssimos: a) a pega do objeto usado para fazer as marcas e b) a evolução dos rabiscos. Ocorre após os 18 meses.


A criança segura o lápis com a mão toda. Nesta etapa, a criança: a) pouco olha para o que está fazendo; b) os movimentos são mais instintivos que voluntários; c) não há uma intenção definida em reproduzir um objeto, mas reproduzir os movimentos nas poças d’água.  Por isso, são chamadas de “desordenadas”.

GARATUJA ORDENADA 

 Por volta dos 2 anos as garatujas começam a se ordenar. É a chamada "GARATUJA ORDENADA" e ocorre quando quando os movimentos de vai e vem seguem sempre a mesma direção.
Próximo aos 2 anos ou pouco depois dessa idade, que as garatujas ou rabiscos começam a se modificar.  Embora os rabiscos sejam como na fase anterior, aparecem rabiscos em duas outras posições: para cima e para baixo. 
A princípio, as novas posições parecem casuais. Mas aos pouco vão se intensificando seja na quantidade, seja na qualidade desses rabiscos.



3ª fase – GARATUJAS NOMEADAS OU NOMINADAS

Entre os 2 anos e 2 e meio anos de idade, a criança rabisca alguma coisa e diz que está escrito o nome do pai, da mãe, da avó, de algum objeto que ela goste, um animal ou outra coisa qualquer. Embora seja imitação do que ela observa e percebe quando vê outra pessoa escrevendo, é também um avanço significativo, porque passa a fazer uso do “FREIO INIBITÓRIO”, quando ela rabisca, suspende o pulso e rabisca mais adiante. O uso desse freio faz parte do desenvolvimento motor que treina e prepara a criança para novas conquistas gráficas.

A partir dos 2 anos e meio até mais ou menos 3 anos, podemos perceber algumas manifestações gráficas importantes: 

a) os movimentos circulares. Devo lembrar que são tentativas e que não são círculos perfeitos. 


b) mais próximo dos 3 anos, tem início o traçado de formas quadradas. Como na fase anterior, também não são perfeitos. Em meio aos círculos, aparecem formas que se assemelham a quadrados.



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