A mão já está firme e pode segurar um lápis
tranquilamente e na posição correta. Aos
2 anos inicia o traçado dos círculos e próximo aos 3 anos já os faz com maior
precisão.
a) A FASE DOS QUADRADOS
Seis meses após o surgimento dos círculos, as
crianças começam a testar as formas quadrangulares (de 4 lados). Chamamos de
FASE DOS QUADRADOS. E também devem serem traçado com mais precisão por volta
dos 2 anos a 2 anos e 6 meses. A partir dessa idade, tudo o que a criança
tentar desenhar ela o faz com círculos e quadrados.
b) O DESENHO DA FIGURA HUMANA
É nessa idade que tentam desenhar a figura humana.
É uma fase importante. A figura é estranha, composta de um círculo irradiado. É
a FASE GIRINO ou o princípio da figura humana no desenho. Isto porque a
percepção de seu próprio corpo ainda não está totalmente desperta.
Alguns meses mais a frente, essa figura ganha olhos
e boca grandes, mostrando que a percepção de seu corpo avançou um pouco. Afinal
é pelos olhos que veem e observam as coisas e pessoas, e a boca, por onde
entram os alimentos.
Os raios em torno do círculo diminuem para 4 que
servem como braços e pernas e em cujas extremidades são desenhados pequenos
círculos que interpretamos como mãos e pés. Mas ainda não entendem a
importância dessas partes. Algumas crianças colocam alguns traços no alto do
círculo que interpretamos como “cabelos”, que representa um sentido de
organização perceptual mais apurado.
Não é o
momento de corrigir ou mostrar falhas no desenho delas. Elas não entenderão o
que você diz ou quer que ela faça. Apenas elogie e incentive a fazer outros. O
importante é verificarmos se as pernas estão alojadas no lugar adequado. Na
figura acima, a criança também mostra os pés (pequenos círculos), o que também
é importante para ela.
Se
observarem com mais atenção, vocês podem atentar que os olhos já apresentam a
íris, diferente das imagens anteriores que aparece apenas o local dos olhos.
Este é um outro bom sinal de desenvolvimento dessa criança.
Para as
crianças consideradas sem deficiência e que chegaram a esta idade ou estão em
fases com atraso, volte ao trabalho de percepção do corpo lá dos tempos do
primeiro aniversário. Retome-a com mais ênfase fazendo a criança a nomear e a
apalpar as partes do corpo pedidas por você.
Há outros
exercícios que podem ajudar bastante, tais como:
a) usar músicas infantis em que se
nomeiam e se apontam as partes do corpo que estão sendo cantadas.
b) usar o banho, mas desta vez, nomear
para ela passar a esponja e lavar.
c) usar quebra-cabeças com poucas peças
e cujo tema seja figuras humanas.
d) chame a atenção para as figuras
humanas na hora da história, pedindo que a criança aponte e/ou fale onde estão ou
como são: os pés, as mãos, a cabeça, o corpo, o tamanho dos braços e pernas, de
onde eles saem no corpo dos personagens.
Próximo aos 4 anos, a criança já desenha a figura
humana mais parecida com o real. A cabeça diminui muito de tamanho e se separa
do corpo. Ganha olhos, boca, orelhas e cabelos nomeados pela própria criança.
Em contrapartida, o corpo cresce exageradamente. É sinal
de uma nova etapa do desenvolvimento e da percepção de seu próprio corpo.
Evidentemente, é uma percepção externa do corpo. Ao nomear as partes do tronco
confunde estômago com barriga e isso é normal pela proximidade da localização.
A criança sabe que tem braços, mas não importância
a eles ainda. Sabe que ficam próximos à cabeça e os coloca próximos a ela,
dando o observador a impressão que saem do pescoço. São apenas projeções e
possuem mais a aparência de mãos. Destoam em comparação às pernas que continuam
longas, podendo ou não dar ideia de movimento.
Obs: A impressão de
movimento não é uma regra definitiva, pois depende da maturidade e da percepção
de cada criança.
A partir deste momento, as fases duram menos tempo
que as anteriores. E em breve espaço de tempo, os braços vão para uma
localização mais adequada, se alongam e terminam num círculo radiado,
representando a mão e os dedos. No início são mais de cinco dedos, mas aos
poucos vão acertando.
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