quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CONTOS DE FADAS - MAGIA E ENCANTAMENTO

Quem ainda não presenciou uma criança pedir licença a uma cadeira ou outro objeto qualquer para poder passar de um lado para outro? Quem nunca observou uma menina brincar com sua boneca e tratá-la como gente?

Pois é, as crianças (dos 3 aos 5 anos) pensam que os objetos possuem vida. Isto porque seu pensamento é animista, ou seja, animais, plantas e objetos sentem, pensam e falam como pessoas.

Os adultos, inconformados com essa atitude das crianças e  acreditando que devam mostrar a realidade das coisas, perdem longo tempo com explicações, porque este é o tipo de seu pensamento: racional. Mas, apesar de todas as explicações que lhes são fornecidas, as crianças não compreendem e não acreditam porque o pensamento racional dos adultos as deixam confusas.

No pensamento animista, príncipes e princesas serem transformados em animais ou pedras é natural, já que estas coisas falam, pensam e agem como uma pessoa qualquer.

A linguagem dos contos de fadas está de acordo com o pensamento animista e a mesma visão de mundo da criança. E, por isso, elas confiam mais nos contos do que nas explicações dos adultos.

Por outro lado, são as transformações mágicas que ocorrem nos contos de fadas que respondem às dúvidas das crianças. E isso lhes dá segurança porque as crianças compreendem essas transformações com algo natural.

Tirar as fantasias das crianças e mostrar a realidade nua e crua antes que ela atinja um pensamento mais racional é trazer problemas emocionais como os de baixa auto-estima, de autoconfiança, de se sentir impedida de criar e de imaginar. Esses problemas refletirão mais tarde, quando entrarem na escola, onde terão enorme dificuldade na compreensão da leitura e nas produções de textos. 

Fonte:
BETTELHEIM, Bruno. “A Psicanálise dos Contos de Fadas”, Ed Paz e Terra,

Nenhum comentário:

Postar um comentário