sábado, 3 de dezembro de 2011

A ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL

Os homens e tempo convivem em íntima relação. O termo “tempo” não se refere às horas ou ao calendário. mas, aos momentos de mudança nos acontecimentos.

Engajados no tempo, os homens nascem, crescem e morrem. E as atividades praticadas ao longo da vida são uma sucessão de mudanças.

À noite dormimos e durante o dia nos mantemos acordados e em atividade. O sono ou a vigília depende de uma necessidade biológica e pelo hábito. Ao contrario do espaço, da velocidade, das ações e dos movimentos que são facilmente percebidos, o tempo (desta forma) passa despercebido. Por esta razão, a criança tem que construir o tempo a seu modo e com os recursos que possui, Assim, é comum ouvirmos as crianças pequenas dizerem: “Ontem eu vou ao cinema.” ou “ Amanhâ eu fui na casa da vovó.”

As crianças pequenas vivem e agem no presente. Por não conseguirem ir além do vivenciam, o conceito de passado se mistura ao presente e o futuro é um acontecimento vago e indefinido porque ainda não conseguem perceber que os fatos se sucedem num determinado tempo.

Perceber a seqüência do tempo e a sucessão dos fatos exige um grande esforço mental por parte da criança. E este esforço leva algum tempo até que haja um avanço cognitivo.

Compreender e estruturar  o tempo é um processo. E como tal, se dá por etapas.Inicial-mente, as crianças estão preocupadas em conhecer o próprio corpo e as possibilidades de movimentos e ações que ele lhe oferece. Este conhecimento do corpo não se desliga do espaço externo, nem do tempo.

As percepções das crianças vão acontecendo aos poucos. Assimilam e associam os gestos e movimentos corporais ao espaço e ao tempo, juntamente com conceitos e noções de velocidade, de duração dos movimentos, de ordem, de sucessão e  de alternância entre os objetos e as próprias ações. Aos poucos, também percebem a noção de momentos do tempo, como o do instante, do momento exato, da simultaneidade, da sucessão. A partir daí passam a organizá-las e a coordenar as relações com o tempo.

A representação mental de tempo e de suas relações ocorrem bem mais tarde, quando as crianças (por volta dos 5 anos) se tornam capazes de trabalhar com o simbólico,  quando então, poderão realizar novas associações e transposições necessárias para o aprendizado das disciplinas e para a realização das tarefas escolares.

Para que as crianças possam aprender a ler, a escrever e a realizar os cálculos matemáticos  é necessário que tenham compreendido que as palavras e os números são uma sucessão, As primeiras de sons; os segundos, de quantidades. Devem ter aprendido ainda a reconhecer cada som, sua freqüência e duração. Ter percebido o ritmo e a melodia existente nas palavras e frases. Ter desenvolvido a capacidade de diferenciá-los e de memorizá-los auditiva-mente. Por isso, linguagem e tempo estão intrinsecamente relacionados

Fonte:
OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico, Petrópolis, RJ, Ed. Vozes, 1991

Um comentário:

  1. Oi Sueli!!! Um prazer em tê - la no meu cantinho!!! Adorei o seu!!! Parabéns!!! Ótimas postagens!!! Pode me visitar sempre e fique a vontade!!! Bjossss

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