Alõ pessoal!
Vivemos uma era de facilidades. O que antigamente era feito a mão, hoje existem máquinas. Criamos assim uma geração que espera e exige que tudo esteja nas mãos ou que tenha o mínimo de trabalho. Com isto, quem perde são nossas crianças. Os exercícios motores realizados no cotidiano são essenciais para o desenvolvimento da psicomotricidade. E quando não existem ou são ocasionais, esse desenvolvimento não acontece como deveria, ocorrendo prejuízos na coordenação motora fina. Uma boa letra requer uma habilidade simples e corriqueira: a preensão.
Preensão é o movimento de pinça realizado pelo polegar e o indicador. Com este movimento pegamos coisas pequenas.
Uma atividade simples é fazer e colar bolinhas de papel crepom. Para isto, você precisará de papel crepom na cor desejada e cortada em pedacinhos, um desenho (pintado ou não) e cola. Amassar os pedacinhos de papel crepom e apertá-los entre o polegar e o indicador formando uma bolinha. No desenho, escolha uma parte do contorno e traceje antes de tirar cópias. Você pode dar um colorido ou deixar que a criança o faça.
Terminado o colorido peça que a criança cole as bolinhas sobre o tracejado.
Ficam lindos os trabalhos e a criança adquire novas habilidades.
A cada repetição desta atividade acrescente uma dificuldade a mais. Vejam como ficaram os que realizei com meus pimpolhos.
Deixe a criatividade entrar em cena e, ...
MÃOS Á OBRA!