OLÁ PESSOAL!
ANO NOVO, VIDA NOVA! E que tal esta novidade? É simples, fácil, interessante! Pode ser usada num momento de descontração e relaxamento, como pode ser utilizado para o trabalho de alguma disciplina ou conteúdo em estudo.
para utilizar esta técnica basta que você ofereça aos alunos um modelo em cartolina ou outro papel resistente, ou forneçam a eles o papel e peçam para eles criarem um modelo qualquer.Se os alunos criarem, peça que eliminem os detalhes, pois apenas o contorno é necessário. Depois do modelo recortado é colocado sobre a folha de suporte (sulfite, color set, cartolina, ou o que você possa dispor). Não precisa contornar. Com tinta, lápis de cor ou giz de cera se dá um colorido na parte externa do modelo. Repetir o processo até preencher toda a folha. Pode ser colorido com uma só cor ou fazê-lo multicolorido. Fica à sua escolha.
Também fica a seu critério se eles irão ou não completar alguns poucos detalhes ou não. Dou aqui a sugestão das duas opções.
a) ressaltando o modelo, simplesmente.
b) colando ou desenhando alguns detalhes.
Esta técnica é muito versátil porque pode ser trabalhada por etapas, dando assim a oportunidade de utilizá-la em várias aulas como uma progressão de dificuldades ou parecendo que é uma técnica nova. De qualquer maneira fica sempre muito interessante e os resultados muito bonitos.
Esta técnica desenvolve a coordenação motora e a preensão, o grafismo (caso o aluno desenhe o modelo), a noção espacial, a criatividade, a organização de trabalho a sequenciação (se for trabalhado por etapas).
Aproveite a dica e ponha a criatividade para funcionar.