O termo “acalculia” é um termo
de origem grega “a + contare” que significa “não
contar” que também se estende para o “não calcular”. Esse termo aparece como um
transtorno específico das habilidades aritméticas ou matemáticas e formam um
grupo dentro das chamadas “discalculias”. Isto porque as dificuldades mais
evidentes são as questões matemáticas, no entanto também atinge a linguagem.
Os portadores de acalculias são pessoas que apresentam
algum tipo de lesão cerebral durante a gestação, no momento do parto ou por
conta de um traumatismo e provocam alterações no cérebro e no comportamento
humano, causando uma disfunção do Sistema Nervos Central (SNC) e a perda de
habilidades e conhecimentos matemáticos. Em comparação com a “discalculia”,
estas não apresentam lesões na região cerebral.
As acalculias podem ser de três tipos:
Acalculia primária – quando a dificuldade matemática não está associada a
problemas de linguagem ou viso-espacial. Ou seja, o estudante lê mas não
consegue formar uma imagem mental do que foi lido. Essa imagem mental
(capacidade de imaginar mentalmente um objeto ou lugar) facilita o entendimento.
Acalculia afásica ou
secundária – quando existe a
dificuldade matemática em conjunto com outro distúrbio mais amplo, como por
exemplo, uma afasia (perda da capacidade de
compreensão da contagem e dos cálculos fundamentais).
As afasias são motivadas por uma lesão cerebral.
Acalculia
espacial – quando a
dificuldade matemática decorre de um distúrbio visuoespacial. Neste caso, os
sujeitos cometem erros por falta de exatidão do lado esquerdo do campo visual
na leitura ou escrita dos números.
As acalculias fazem parte dos transtornos de aprendizagem que perturbam o
sucesso dos portadores na escola, mesmo que tenham uma inteligência dentro da
normalidade. Manifestam-se com dificuldades motoras ou psicomotoras, de
atenção, memorização, compreensão, desinteresse, escassa participação e
problemas de comportamento.
Os principais sintomas são:
- Dificuldade de identificar visualmente ou auditivamente os números.
- Fraca capacidade para contar.
- Fraca compreensão ou se confundem os sinais matemáticos ( +, -, X e :).
- Troca a ordem dos números quando na cópia ou escrita deles, (escreve
287 em vez de 782).
- Dificuldade em realizar adições, subtrações, multiplicações e divisões
por não entenderem o significado dessas operações e por não memorizar seus
passos.
- Dificuldade em compreender e
aprender as tabuadas.
- Dificuldade em aprender a dizer
as horas; dizer os meses e as estações do ano na ordem correta.
- Dificuldade em compreender o
valor das moedas e cédulas.
- Dificuldade mental de estimar a medida de um objeto ou de uma distância.
- Problemas de diferenciar a direita e esquerda e do sentido de
orientação (norte, sul, leste, e oeste, para cima e para baixo no plano (principalmente
no plano).
- Dificuldade com a organização do tempo (hora, minuto, segundo, ontem e
amanhã, dias, semanas, meses e anos, noção de quinzena, década, séculos e
milênio) bem como, a leitura das horas no relógio analógico.
- Dificuldade de usar instrumentos matemáticos (compasso, régua,
esquadros, transferidor, calculadora etc).
- Incapacidade de diferenciar
números pares e ímpares, número maior e menor, mais largo ou mais estreito
entre outras noções.
_ Incapacidade em compreender planeamento financeiro ou orçamentos, muitas
vezes, a um nível básico como estimar o custo de um cesto de compras.
- Dificuldade
de manter a contagem de pontos durante um jogo.
- Dificuldade em resolver
problemas orais e escritos.
- Dificuldade na compreensão de conjuntos, quantidades, conceitos de
medida (metro, litro grama e seus múltiplos e submúltiplos)
- Não apresentam cálculos mentais.
Nas aprendizagens mais avançadas (como na 2ª fase do E. Fundamental) as
dificuldades são:
- Incapacidade
de aprender e recordar conceitos matemáticos, regras, fórmulas, e sequências
matemáticas;
-
São melhores nos assuntos que
requerem a lógica do que nas fórmulas de nível elevado e que requerem cálculos
mais elaborados.
- Em
casos extremos, pode haver uma fobia relacionada com a disciplina matemática ou
a instrumentos matemáticos.
Como as
acalculias envolvem a linguagem, as principais dificuldades são:
-
Dificuldade em nomear (oralmente ou por escrito) objetos ou figuras
-
Confusão no uso escrito e na leitura das letras que possuem formato ou sons
parecidos (p/q; m/n; d/t; c/s/ss; r inicial e final/rr) etc.
- Falta
de entendimento das regras gramaticais.
- Falta
de entendimento das regras ortográficas.
-
Dificuldade de leitura (lenta e silabada).
- Falta
de criatividade na produção de texto. Uso de palavras simples e costumeiras e
repetição de ideias.
TRATAMENTO
Crianças e jovens com acalculias precisam de um longo período de reabilitação
pedagógica e psicológica, de modo que possa reaprender ou contornar as suas dificuldades
com exercícios Matemáticos e leitura de números em frases, treino da leitura
das horas, das medidas, uso do dinheiro.
Estas pessoas devem fazer uso dos instrumentos de
auxílio como o ábaco e a calculadora e treino dos instrumentos específicos usados
na disciplina de Matemática.