Quantas vezes nas reuniões
pedagógicas você, professor(a), não disse que certo aluno não dominou este ou
aquele conteúdo? E vocês pais, na reunião de pais e mestres quantas vezes ouviram isso? Por
domínio, os professores dizem e os pais entendem, como “não aprendizagem”, Mas,
essa significação está equivocada.
Então,
o que são domínios?
Sabemos
que o cérebro é um órgão complexo, com funções muito mais sofisticadas e com uma
rede interrelacionada umas com as outras para que possa comandar todo o nosso
corpo.
Sabemos
também que os hemisférios cerebrais atuam em conjunto, recebendo e enviando
informações, mas cada qual tem sua tarefa própria: o hemisferio esquerdo lida
com as questões mais racionais, enquanto o
hemisfério direito, as questões mais emocionais. E ambos interagem para que
possamos construir o conhecimento, Esse conhecimento provoca mudanças em nosso
comportamento. E, através das aprendizagens, mostramos essas mudanças.
São
mudanças pequenas, quase imperceptíveis aos nossos olhos, e que ocorrem a nível
cerebral. Os domínios são fontes primárias do comportamento, responsáveis pelas
aprendizagens e mudanças.
Todo
ser humano é dotado de três domínios: o cognitivo, o psicomotor e o afetivo.
O
domínio cognitivo envolve a utilização das capacidades mentais, da memória, da
linguagem, das noções e conceitos, das expressões e das funções operatórias.
O
domínio psicomotor envolve a capacidade de adquirir técnicas, habilidades e
destrezas, ou seja, saber como fazer, realizar com rapidez e eficiência.
O
domínio afetivo envolve a aquisição das atitudes e dos hábitos de conduta
social, dos valores, dos interesses pessoais e coletivos, das idéias e
opiniões.
Esses
domínios são utilizados para tudo em nossa vida. Desde as aprendizagens mais
simples até as mais complexas, como as escolares. Portanto,
dizer que uma criança não "dominou" um certo conteúdo não é correto. Melhor seria
dizer que a criança não "assimilou" ou "não aprendeu ainda".
fontes:
Apontamentos de aula de Neuropsicologia e de Prática Psicopedagógica.