Todo início de ano é a mesma coisa: crianças novas chegam e é preciso avaliá-las para saber por onde começar a trabalhar. Durante a avaliação proponho algumas "atividades sensoperceptivas". Faço isto para todos.
O que é isto? São atividades ou exercícios simples e fáceis que vão desenvolver a parte sensorial e a parte perceptiva e que pode ser aplicada desde a criança com ou sem deficiência intelectual. Ao mesmo tempo, a parte motora também é desenvolvida transformando-se, pouco a pouco, em "habilidades".
São atividades em que perceber detalhes, posições, igualdades e diferenças é muito importante. Atividades que desenvolvem as habilidades de colorir com lápis, recortar com tesoura e colar.
Começo com exercícios simples e a medida que nossos encontros acontecem, vou "complicando" um pouco. O objetivo é perceber quem tem dificuldades para tentar melhorar ou sanar o problema.
Este exercício é composto de dois quadrados exatamente iguais. Num colocamos o que queremos e no outro a criança repete o que foi feito. Neste, alguns quadradinhos são coloridos de azul e outro fica em branco. A criança deve observar e copiar no outro exatamente como o anterior.
Vejam outros exemplos:
As figuras 1 e 4 trabalham o posicionamento das letras.