OLÁ, PESSOAL!
Faz tempo que não posto atividades, não é? Mas hoje trouxe para vocês uma atividade que meus pimpolhos (com e sem deficiência intelectual) amaram fazer. Com ela você trabalha a coordenação motora fina, a coordenação viso-motora, a preensão, habilidades manuais, recorte, colagem, desenvolve a criatividade.
Eu aproveitei essa atividade para rever e fixar o conceito de ângulos, as formas geométricas. Você ainda poderá trabalhar a formação de frases ou a produção de um texto.
Vamos ao passo a passo:
1- dobre um retângulo de qualquer papel ao meio, dobre novamente ao meio formando um ângulo reto (90º) e novamente ao meio formando um ângulo agudo (45º).
2- segure pelo vértice e arredonde a parte superior para dar o formato de uma pétala e recorte. Abra e você terá uma flor de 8 pétalas. Dê piques na direção do centro, mas não chegue até ele.
3- com o auxílio de um lápis, enrole cada pétala para dentro ou para fora. Estas, fizermos para dentro.
Repita a operação mais duas ou três vezes, mas em tamanho menor.
MONTAGEM
a) Ofereça uma folha de papel branco ou colorido. Peça que a criança pinte o chão. Cole 1 palito de sorvete e meio para os cabinhos.
b) Ensine a criança a colar as flores. Supondo que sejam três camadas: a maior por baixo, depois a média de forma que as pétalas desta fiquem na abertura da maior e, por último, a pequena da mesma forma.
c) Recorte um círculo pequeno para o miolo e deixe a criança colar.
d) Desenhe algumas folhas para completar a cena. Se quiser dar movimento às folhas é só dobrá-las na metade.
É fácil e bonito. E muito gostoso de fazer. Vejam outros modelos feitos com flores de fotos de revista: