As férias chegaram ao fim. Em algumas escolas as aulas já recomeçaram. um novo ano letivo recomeça e com ele, muito trabalho e muitas preocupações também.
A Grécia e sua mitologia tem um exemplo para isso: o Mito de Sísifo. Sísifo era um pastor e filho do deus do vento (Eolo). Inteligente e muito esperto e malandro tentou enganar Zeus, o deus supremo do Olimpo. Porém, recebeu deste um castigo por sua esperteza. Deveria rolar uma enorme pedra montanha acima. Mas toda vez que quase chegava ao topo, a pedra escapava-lhe das mãos pelo cansaço produzido e rolava montanha abaixo. no dia seguinte, Sísifo retornava ao trabalho e de novo, perdia o trabalho realizado.
Nós, professores, temos um pouco de Sísifo no nosso trabalho. Temos sempre que recomeçar do mesmo ponto. Ano após ano. Nos esforçamos, nos preocupamos, vivemos procurando a melhor forma de fazermos nossos alunos a adquirir o conhecimento. Conseguimos boa parte de nossa jornada. E no último dia do ano letivo, os perdemos. Eles se vão para outra escola, para outra sala, outra turma. E nós, recomeçamos tudo outra vez. Mas não é um esforço desperdiçado. Entendemos como um processo do caminho de cada aluno.
E com este mito, quero desejar a todos os professores
um feliz recomeço.