OLÁ, MINHA GENTE!
Pois é, produzimos mais lixo do que nosso planeta pode suportar. Mas, não precisa ser assim. Com aquilo que consideramos lixo podemos criar lindas peças e realizar diversas atividades de arte. E nada mais justo que ensinar nossos filhos, alunos e clientes a reciclar e construir um mundo melhor para todos.
Um exemplo de material que pode ser reciclado são os tubos de papelão dos rolos de papel higiênico. Junte 2 tubos para cada criança. Aperte-os para que fiquem dobrados ao meio. Com o auxílio de uma régua faça marcações de 1cm (ou mais, se quiser) no sentido do cumprimento. Risque e corte no sentido da largura, mantendo a forma elíptica do tubo apertado. Geralmente, ao cortar alguns pedacinhos descolam. Para contornar essa situação, passe um pouco de cola (a escolar serve) para grudá-los novamente. E a preparação do material está pronta.
Fizemos flores por ainda estarmos na primavera. Qualquer criança é capaz de fazer este trabalho. Inclusive as que são deficientes intelectuais.
Um tubo dá para uma flor de 8 pétalas ou duas flores de 5 pétalas. Com outro, recortamos 4 folhas. Com a sobra das pétalas, recortamos numa das dobras e fizemos o miolinho, enrolando a tira bem juntinho e apertadinho. Porém, quiserem um miolinho maior, é só juntar outra tira ou deixar que o rolinho desenrole um pouco. Vejam só:
Depois é só passar cola na beiradinha
de cada pétala e colar no papel.
Depois, colam-se as folhas e dá-se o acabamento. Não usamos pintura porque a proposta era que fosse um trabalho mais rústico e monocromático. Mas nada impede que sejam pintados.
Agora, vejam como cada um resolveu essa técnica
com sua própria criatividade:
Ficaram lindos esses trabalhinhos, não é?
Com este trabalho artístico trabalhei uma porção de coisas: a coordenação motora fina incluindo a textura, a noção de espaço, o senso estético, recorte e colagem e a própria criatividade.
Faça você também. Aproveite as férias e mostre a seus filhos como é bom e fácil reciclar. Enquanto isso, estarão trabalhando prazerosamente e exercitando-se para o novo ano escolar que, em breve, reiniciará. Em breve, postarei outras ideias.