PRIMEIRO DIA DE AVALIAÇÃO
Supondo que você receba na sala de aula uma criança (ou um jovem) com
Paralisia Cerebral (PC) de moderada à grave. Você não a conhece, nem sabe de suas possibilidades, porém sabe que
essa pessoa tem: biplegia dos membros inferiores (portanto não anda e é
cadeirante), deficiência intelectual, baixa visão, fala dificultada, fortes
problemas motores sendo lado direito mais funcional e o esquerdo nada eficiente.
Sabe que já esteve na escola, mas não está alfabetizada. O que se pode fazer neste
caso?
A primeira coisa a fazer é procurar saber o que ele pode realizar. A
isto chamamos avaliar e seu objetivo é conhecer as possibilidades que ele tem de
ler, escrever, contar e fazer alguns cálculos. É preciso saber que esta avaliação não é feita num único dia, mas ao longo de todo o processo alfabetizador. no entanto, este primeiro dia de avaliação já nos dá uma ideia de "como" e "por onde começar" nosso trabalho com essa criança ou jovem.Para isso, prepare algumas atividades que ele possa fazer.
OBS:
É preciso que o leitor saiba também que, nesta avaliação começamos uma sequência de atividades, mas que por sua extensão fica difícil colocá-la toda de uma vez. Mas que ao final, leva no máximo uma hora de trabalho, divididos em trabalhos de coordenação motora fina, trabalho de alfabetização em Lingua Portuguesa, leitura e escrita e alfabetização matemática.
PRIMEIRAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
A primeira atividade é perceber a capacidade de “RABISCAR”. Nestas atividades
é preciso que você ou alguém esteja do lado dele para instruir, observar e
anotar os resultados.
1- VERIFICANDO A COORDENAÇÃO MOTORA
Entregue uma folha a ele e giz de cera (que são mais grossos e facilita
a pegada). Mostre a ele (a) como você quer que ele faça e deixe que trabalhe
sem interferências.
Nesta atividade observe: como ele encaixa o lápis na mão (pega com
facilidade? Usa a outra mão para ajudar a encaixar o lápis?) É destro ou canhoto?
A resposta a estas questões já dá uma orientação de qual lado do corpo é mais
fácil ou mais difícil de trabalhar.
Observe os rabiscos. São longos ou curtos? São juntos ou apresentam
espaços entre um risco e outro? Levanta o
cotovelo e trabalha com o braço no ar ou apoia o braço todo na mesa e na folha?
Aparecem formas diferentes das que você pediu, como traços verticais, círculos,
quadrados?
Como se vê, há rabiscos juntos e distantes, aparecem letras e um traço vertical. Apesar da PC e rigidez muscular, seus traços são leves e fracos (claros).
Observando como ele rabisca você tem uma noção de partida para o
trabalho com ele. Se os traços forem curtos e juntos é sinal que os nervos e
músculos estão muito enrijecidos ou ele apoia o braço e pulso sobre o papel e
na mesa. Se forem mais longos e espaçados, há maior mobilidade. Se aparecerem
traços verticais ou outra forma qualquer é sinal que ele avançou nas fases de
desenvolvimento do desenho. É sinal que ele consegue erguer o braço.
Como uma segunda atividade é perceber se ele já desenvolveu a “TRAVA
MUSCULAR”, ou seja, se ele tem noção de começar um traço e parar logo depois. Este
é um exercício importante para a escrita. Escrever é começar e terminar uma
palavra, deixar um espaço em branco e começar outra.
Para isso, em uma outra folha, passe na primeira metade traços horizontais
(de 3 a 4 cm mais ou menos) e interrompidos por um espaço. Na segunda metade da
folha, passe traços verticais também interrompidos. Lembrando que a baixa visão
necessita de traços fortes, largos e de preferência escuros. Mostre primeiro os
traços horizontais e mostre a ele como deve fazer. E deixe que trabalhar sozinho
e sem interferências.
Vemos aqui, traços horizontais contínuos e ao final, tentativa de interrupção.E muito claros, sem pressão forte. Já os verticais, são mais fortes e interrompidos
Se ele traçar horizontal e verticalmente e parar mais ou menos onde você parou, é sinal que ele já possui a trava muscular bem desenvolvida. Caso tenha traçado até o final da folha, ainda não desenvolveu.
Se ele traçar horizontal e verticalmente e parar mais ou menos onde você parou, é sinal que ele já possui a trava muscular bem desenvolvida. Caso tenha traçado até o final da folha, ainda não desenvolveu.
Mas também pode ser que realizou bem as linhas verticais e traçou a
horizontal linhas retas contínuas ou vice-versa. É sinal que desenvolveu a
trava apenas na direção em que deixou o espaço e não na outra. E você pode
começar seu trabalho por aqui.
Um terceiro exercício, caso tenha aparecido formas diferentes nos rabiscos,
é saber se essas formas foram ocasionais ou se ele sabe mesmo. Como no exercício
anterior, em outra folha, passe metade da folha com círculos e a segunda metade
com quadrados. Mostre como fazer (um de cada vez, e deixe que ele trabalhe
sozinho sem interferência.
Vemos que encontra dificuldade nos dois. Os círculos ficam quadrados e os quadrados são abertos.
Caso não consiga realizar nenhum dos dois, é sinal de que foram
ocasionais. Caso resolva os dois, com ou sem dificuldade é sinal de que ambos devem
ser explorados no trabalho. E ambos podem ser trabalhados em momentos oportunos. Caso resolva um e o outro não, pode ser trabalhado
o que encontrou mais dificuldade.
Até a próxima postagem e segunda parte do trabalho do primeiro dia: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS VOGAIS.