Olá,
pessoal!
Trago
para vocês mais uma sugestão de atividades que pode ser realizada com crianças
com e sem deficiência. São os alinhavos.
Normalmente, os
alinhavos são feitos com placas de madeira, desenhadas e perfuradas no contorno
dos desenhos. No entanto, pode-se fazê-los com papelão ou papel cartão. Para
alinhavar usam-se cordões de amarrar tênis comprados por alguns centavos em
qualquer loja de armarinhos. Estes cordões também podem ser improvisados com
barbante, fita ou outro fio grosso qualquer. Devem ter um nó grosso (maior que
a perfuração) numa ponta e, na outra,
deve ser passada algumas camadas de cola branca, para que fiquem bem firmes.
As figuras devem ser interessantes e significativas para as crianças.
Os alinhavos trabalham a coordenação motora fina, a
preensão, o sentido de direção, noções de por cima e por baixo, dentro e fora,
a atenção e a concentração e a coordenação viso-motora (olhar o que se está
fazendo) etc,
Esta
atividade pode ser uma auxiliar na alfabetização e numeração quando se usa
letra e/ou número para serem
alinhavados. As figuras dos alinhavos também servem como auxiliar da escrita
quando as usamos para nomeações, formações de frases, pequenas produções de
textos.
Crianças com deficiência intelectual, autistas ou com problemas motores encontram
alguma dificuldade no início. mas depois, melhoram com a repetição da
atividade, a compreensão da organização do trabalho e da vontade que possuem de
melhorar sua condição. Por isso, as figuras devem ser simples e com linhas
retas. Com o tempo, vai se incluindo aos poucos, as formas arredondadas.
Os alinhavos que mostro, foram realizados por uma adolescente com malformação cerebelar, baixa visão, rarefação pigmentar e nistagmo patológico. O trabalho mostra vários momentos da atividade e o progresso conquistado com a atividade.
No inicio, a garota unia os pontos aleatóriamente.
6 meses depois, já apresentava uma compreensão melhor do trabalho
e pode-se notar um grande progresso.
Ao final do ano, seu trabalho já estava perfeito.
O trabalho de alinhavo com essa garota também serviu para o conhecimento de partes das vestimentas como (bainha, barra, cós, gola, decote etc), para o ensino do asseio pessoal e do cuidado com o vestuário, conversas sobre a vaidade feminina, sexualidade, etc.
QUEM TRABALHA COM INCLUSÃO DEVE SER PACIENTE E DAR TEMPO AO TEMPO.
Adorei seu blog, temas super interessantes para quem trabalha com Educação Especial, só que não estou conseguindo acessar o conteúdo. Como devo fazer?
ResponderExcluirAbraços e Parabéns pelo excelente blog.
Amei seu blog,nossa estou aprendendo muito com as atividades propostas para o autista.Coloquei seu blog estre os meus preferidos.Parabéns pelo seu trabalho.
ResponderExcluirObrigada, Paulinha.
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