Ninguém pode ensinar a criança. Ela deve construir essa
estruturação sozinha, a partir da observação e da relação entre o tempo e os
acontecimentos. Essa construção exige que a criança realize um difícil trabalho
mental. Para realizar esse esforço precisa ter um bom funcionamento e
desenvolvimento cognitivo.
A criança consegue essa façanha observando os
acontecimentos e aos poucos, vai aprendendo a nomeá-los corretamente, captando
cada noção aos poucos. Assim, seus movimentos, seus gestos e ações vão se
ajustando e se adaptando ao espaço e ao tempo, permitindo que se movimente
livremente onde quer que esteja.
Movimentando-se livremente, vai assimilando os conceitos
de velocidade e duração dos movimentos e vai tomando consciência da relação de
seu corpo no tempo e no espaço. A partir de então, começa a perceber as
relações de ordem, de seqüência, de sucessão, duração e de alternância dos
objetos e de suas ações. A partir daí, percebe que o momento do tempo (o instante,
o momento exato, a simultaneidade e a sucessão) podendo assim, organizar e
coordenar a sua relação com o tempo, conquistando uma boa parcela da orientação
temporal.
Falta-lhe ainda a outra parte restante que conseguirá através das representações mentais, quando passar a brincar com o “faz de conta”, ou seja, quando aprender a simbolizar. Só então, terá a capacidade de associar os objetos e acontecimentos ao tempo e fazer as generalizações. Mais tarde fará a transposição as atividades escolares principalmente para a leitura, a escrita e cálculos.
Olá, amiga!! Passando p informar q já lançamos a 2ª etapa da promo Top Comentaristas! Estaremos sorteando brindes diversos a cada 2 ou 3 meses entre os seguidores q mais comentarem! Esse mês o prêmio foi um livro e quem ganhou foi a Sheyla, parceira Vou-de-Blog, e dona do blog http://blogdmulheres.blogspot.com/
ResponderExcluirBjinhos.
Lu
www.voudeblog.com
Oi amiga!!! Passando para dizer q a lista de participantes do sorteio de férias já foi divulgada!!! Passa lá e confira seu número tá!!! Bjosss
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