Estudar sobre o cérebro
é uma coisa fascinante, pois sempre se descobre algo que não sabíamos ou não tínhamos
a menor idéia. Se parece algo muito complicado, basta prosseguir as leituras
sobre o assunto que tudo fica mais claro e mais fácil.
O cérebro é um órgão
fantástico. É o planejador, o organizador, o comandante e o controlador de todos
os órgãos em funcionamento em nosso corpo e de todas nossas atividades. Apesar de sua importância
e de ser muito bem protegido pela caixa craniana, esse órgão pode ser observado,
tocado, examinado, analisado e manipulado Mas, para que esse líder de múltiplas funções possa funcionar bem,
precisa de uma série de substâncias químicas, enzimas e
hormônios que também podem ser medidos, analisados e controlados. Mas, uma
coisa nos intriga. Se uma pessoa tem uma lesão ou sofre um traumatismo, como
pode se recuperar e aprender as questões escolares?
E aqui está a mais interessante das
recentes descobertas sobre esse órgão fabuloso: o cérebro. As pessoas com
traumatismos ou com deficiência podem continuar a aprender devido a "plasticidade cerebral".
É verdade sim, que um neurônio morto jamais
é substituído por outro, ao contrário do que acontece com outras partes do corpo. Uma lesão, seja
de que tipo for, é como uma cicatriz que perdura ao longo da vida do sujeito. Se
não for degenerativa, permanecerá no mesmo lugar e do mesmo tamanho enquanto o
sujeito viver.
Mas,
para que isso ocorra, é preciso que o ambiente propicie os estímulos adequadas e oportunidades
necessárias. Ambientes ricos e estimulantes, boa alimentação e exercícios físicos
facilitam a plasticidade e desenvolvem a inteligência, a memória, a atenção
e a concentração nas atividades.
O ambiente escolar tem
por desafio aproveitar e desenvolver o potencial de inteligência de cada aluno
em particular, e do grupo discente em geral, tendo como fonte estimuladora os
processos de ensino e de aprendizagem para que todos os estudantes se tornem
mais inteligentes, atuantes e articulados fora de seus muros. Sabemos que não é
uma tarefa fácil, mas também, que não é um desafio impossível.
Fonte
Apontamentos de aula de Neuropsicologia
Aplausos. Flávia.
ResponderExcluirOlá, Sueli, considerei seu apontamentos perspicazes. Você foi muito feliz em tudo que registrou. Nosso cérebro é um músculo espetacular que precisa ser estimulado com ou sem lesão. Ele precisa estar em uso.Também trabalho com alunos deficientes intelectuais e desenvolvo estímulos cerebrais a cada encontro que temos para que eles tenham sucesso na aquisição do conhecimento. Sempre que possível ficarei acessando seu blog. Aprendemos uns com os outros. Gostaria que você visitasse e seguisse meu blog, está certo? o endereço é
ResponderExcluirhttp://terezinhasrmaeeanisio.blogspot.com.br
Te espero lá. Deixe comentários. Pretendo manter contato contigo por termos um trabalho em comum. Você conta suas experiências daí e, eu daqui.
Parabéns! Até logo.
Terezinha Veríssimo