Dominados
os conceitos básicos, as crianças estão aptas para se alfabetizarem. Eu começo
pelas vogais e uma de cada vez. Utilizo, segundo Montessori, uma lição de 3
tempos.
(1ª aula)
1º tempo: APRESENTAÇÃO DA LETRA.
Apresento a letra “A” de
imprensa maiúscula e minúscula com uma figura que facilita a relação
nome-letra e o som.
2º tempo: CONHECENDO A
FORMA DA LETRA.
Mostro a letra de um
Alfabeto Móvel. Este material tem letras soltas e pode ser construído com EVA,
madeira, papelão ou outro material resistente. Deixo que peguem e sintam a
forma da letra, trabalhando também a parte sensorial.
3º tempo: LOCAL DE USO
Mostro a letra “A” e o “a”
em livros, revistas, jornal etc. apontando-as nos títulos, por serem mais
visíveis. Depois, peço que encontrem e me mostrem outras repetindo o som (chamo de
“barulhinho”). A mesma seqüência e as mesmas atividades podem ser aplicadas quando da apresentação da letra cursiva.
Após essa seqüência uma
série de atividades pode ser realizada, tais como:
- colorir as letras “A” ou “a” colocadas num desenho divertido ou em palavras;
- separar a letra estudada em meio a outras, seja com o alfabeto móvel, escritas em quadrados ou círculos de cartolina, collor-set ou papel cartão,
- Colorir ou desenhar dentro de um “A” ou “a” bem gordinho. A criança pode desenhar o que quiser, pois a intenção é fixar a forma da letra. Mostro aqui um G, para mostrar que pode ser usado com qualquer letra.
- Desenhar um A com contorno grosso e deixar a criança recortar com a mão ou com a tesoura. Ajuda a fixar o contorno da letra.
- Recortar letras de jornal ou revista com tesoura e colar numa folha.
- Circular ou colorir com canetinha "hidrocor" palavras recortadas de jornais ou revistas,
Não precisamos dar tudo de uma vez. Mais vale um pouco bem trabalhado, sentido e experimentado do que muito. na correria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário