OLÁ, MINHA GENTE!
Depois de alguns dias sem postar por questões pessoais, hoje trago para vocês mais uma novidade: pintura com espátula.
Para realizá-la com crianças de qualquer idade, deficientes ou não, você vai precisar de faquinhas plásticas de bolo e tinta guache ou acrílica.
Para traçar um linha reta basta carregar a ponta da faca com um pouco de tinta e depositá-la no papel e com movimentos de vai e vem se direciona a reta.
Faz-se o mesmo para traçar linhas curvas.
Aprendido esses movimentos básicos, podemos passar para a segunda fase: o "arrasto". Realiza-se o movimento feito para a reta e puxa-se a faquinha, ainda com tinta, para baixo ou para cima de leve. Com muita pressão a tinta não desliza.
Com o "arrasto" de várias cores formamos lindas e diferentes pinturas, como esta:
Depois de alguns dias sem postar por questões pessoais, hoje trago para vocês mais uma novidade: pintura com espátula.
Para realizá-la com crianças de qualquer idade, deficientes ou não, você vai precisar de faquinhas plásticas de bolo e tinta guache ou acrílica.
Para traçar um linha reta basta carregar a ponta da faca com um pouco de tinta e depositá-la no papel e com movimentos de vai e vem se direciona a reta.
Faz-se o mesmo para traçar linhas curvas.
Aprendido esses movimentos básicos, podemos passar para a segunda fase: o "arrasto". Realiza-se o movimento feito para a reta e puxa-se a faquinha, ainda com tinta, para baixo ou para cima de leve. Com muita pressão a tinta não desliza.
Com o "arrasto" de várias cores formamos lindas e diferentes pinturas, como esta:
Sem lavar a faca ao passar de uma cor para outra, ou uma cor sobre a outra, as crianças notam que as cores se misturam e ganham novas tonalidades.
Depois desta etapa, as crianças podem começar a preencher desenhos simples e sem muita dificuldade como formas geométricas ou flores. Para isso, basta depositar a tinta e arrastar de leve seguindo o risco.
Para os maiores que já aprenderam bem os movimentos e conseguem criar, podem fazer flores como estas ou outras de sua vontade.
Com isto estamos trabalhando a coordenação motora, a preensão, o controle da mão, a desinibição da pintura, estimulando a criatividade e a imaginação.
Esta é mais uma sugestão para um trabalho diferenciado em casa ou na sala de aula.
Espero que gostem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário