quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ENSINANDO TABUADA

Trabalhar com deficientes intelectuais tem algumas surpresas. E diante delas temos que procurar “sempre” um modo fácil de fazer as crianças memorizem o que se ensina. Uma dessas surpresas é olhar os cadernos escolares e perceber que a professora está trabalhando as tabuadas.

Como fazer uma criança com diagnóstico de limítrofe ou com deficiência intelectual aprender as famosas tabuadas?

A primeira coisa que faço é mostrar a diferença entre os sinais, seus nomes e o que cada um pede:

+       
juntar

mais
-  
tirar

menos
X  

repetir

vezes


Trabalhamos um pouco com atividades de ligar, circular, nomear e identificar os sinais. Você pode inventar ou criar outras também.

Depois, o significado de repetir, também de várias maneiras usando o corpo da criança, como por exemplo, pedindo que dê um pulo, que bata palmas, que solte beijinhos, feche o olho e assim vai. E sempre que quiser que ela faça o movimento novamente, use a palavra “repete”. Dessa forma, a criança aprende o “conceito de repetir”, que nada mais é do que fazer de novo. Feito isso, repita as mesmas ações ou outras, indicando uma quantidade de vezes. Ex: pule e repita 3 vezes, pisque o olho e repita 5 vezes e assim vai.

Usando, tentos, fusos, cubinhos do material dourado ou outro material alternativo como as tampinhas de refrigerante, monte uma quantidade e peça que a criança repita essa quantidade X vezes. Repita com outras quantidades.Com este passo, a criança aprende o conceito da multiplicação como uma operação em que se repete a mesma quantidade.

duas vezes três tampinhas

duas vezes duas tampinhas

Após os passos acima, chega o momento de trabalhar no caderno. Nesta etapa entram: o concreto, o simbolismo numérico, a contagem e o registro do resultado.

tabuada do 1


Trabalhe assim por um tempo variando as figuras. Você pode alternar a ordem, como por exemplo, só com resultados grandes ou só os pequenos. Você também pode colocar a quantidade e a criança monta a continha e o resultado após a contagem, como também completar a conta. Tudo isto para que a criança adquira autonomia no fazer.


já na tabuada do 2
Para as outras tabuadas, inicie na etapa do caderno.



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