sábado, 28 de julho de 2012

E AS AULAS VÃO RECOMEÇAR...

Fim de férias .Segunda-feira, recomeçam as aulas. Correria, preocupações, muito trabalho. O tempo parece correr mais rápido. Mais rápido que os carros da Fórmula 1. 

E há tanto o que fazer!... conteúdos a ensinar e fixar, bolar exercícios que façam os alunos atingirem os objetivos desses conteúdos, provas mensais, mais conteúdo, mais exercícios, provas bimestrais..... e isto vai se repetindo constantemente até o ano findar. 

Final do ano?!? Só de pensar dá um arrepio na espinha! mais trabalho para preparar tudo para o conselho, as papeladas de aprovações e retenções, ensaios para as festas da escola, os preparativos das lembrancinhas, da festa de formatura... Ufa! E ainda dizem que a vida de professor é fácil! Não é não. Mas, vamos ser sinceros: "Nós amamos o que fazemos".

Pensei muito no que dizer neste post. E desisti destas ideias. Nós fizemos uma escolha e arcamos com as consequências dessa escolha, sabem porque? A resposta está no cartão que fiz para vocês.


Bom retorno às aulas! E que tudo corra bem!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

PINTANDO COM TEXTURAS

Olá, pessoal!


Mais uma atividade legal para ser feita em atendimentos ou na sala de aula. Além de ser divertida é também muito interessante porque as crianças desenvolvem a criatividade e a imaginação. E, á medida que vão criando, se surpreendem com os resultados.

Tratá-se de uma pintura com giz de cera diferente do que as crianças costumam fazer. Peça que façam desenhos e os recortem. Não precisam ter muitos detalhes. Podem ter apenas o contorno. Podem ter um motivo único ou formar uma pequena cena. São interessantes os desenhos de estrelas, flores, folhas, árvores, foguetes, casas, carros, bonecos e formas geométricas .

Depois de prontos e recortados devem ser arrumados sobre a mesa (ou carteira) do jeito que a criança preferir. Colocar por cima uma folha branca. Trabalhar com o giz de cera deitado para colorir a folha totalmente numa única cor ou em várias cores. Os desenhos únicos podem ser colocados e serem puxados para onde quiserem, como os das primeiras fotos abaixo.

Vejam algumas sugestões feitas pelos meus pimpolhos:

 
Estes, foram feitos com moldes únicos e coloridos um a um, numa só cor ou com cores diferentes. Ficam muito bonitos.

 
Estes outros, depois de marcados, as crianças preferiram contornar cada figura.

As criança se surpreendem ao verificar que seus desenhos aparecem na folha. Muitos dizem que fizeram mágica.

terça-feira, 17 de julho de 2012

INICIANDO A LEITURA COM DEFICIENTES

As crianças deficientes tem uma dificuldade maior em juntar as letras no inicio da alfabetização. E, neste caso, tudo o que puder ser feito será benéfico a elas.


Após a manipulação de todas as vogais, vem a parte de juntá-las e formar os monossílabos. Estes, devem ser significativos e devem ser explicados para as crianças. 

A leitura desses monossílabos é importante, pois podemos avaliar a identificação da letra, a discriminação dos seus sons e o entendimento do seu significado. Mas, como fazer a criança juntar essas letras tanto na escrita como na leitura?

NA ESCRITA:

Na escrita é mais fácil e mais rápida a compreensão. Eu faço bonequinhos simples e escrevo as letras que pretendo utilizar. Conto uma história de que dois menininhos (as) querem passear e vão de mãos dadas. A criança cola esses bonecos pelas mãos. Mostro que no caderno as letrinhas ficam como nos bonecos. Escrevo (um a um) os monossílabos formados mostrando a ela, como são escritos. E não tenho encontrado nenhum tipo de problema nesta questão.

NA LEITURA:

A leitura é um pouco mais complexa. Isto porque, até chegar até mim, muitas crianças passaram por mãos de outras pessoas que tentaram fazer com lesse. E cada uma, explica de um jeito diferente. 

Sendo assim, tenho que agir de modo diferente. E aí, é que entra a tecnologia. Usar o computador é uma atividade diferente e agradável para as crianças. Ao mesmo tempo, mostramos a elas que computador não é só para jogar ou desenhar no paint.

Uso para isto, o Powerpoint, inserindo em cada página as boquinhas e as letras que quero trabalhar. No início, uma página para cada monossílabo. Assim:

 


 

Depois, mais tarde, ou se a criança já sabe, insiro outros monossílabos (sem significação) mostrando a ela que fazem parte de algumas palavras, como por exemplo: ae, ie, oa, io, etc.

Por imitação das boquinhas, a criança vai aprendendo a repetir os sons. E com o tempo e com a repetição tudo se encaixa.


APROVEITE PARA ISTO, AS AULAS DE INFORMÁTICA 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Começamos a tratar de alguns problemas que afetam as aprendizagens e fazem com que as crianças entrem para a enorme lista dos fracassos escolares.

Assistam ao vídeo. Ele trata da  DISGRAFIA, um problema neurológico que pode ser motor ou perceptivo.

A disgrafia é conhecida como "letra feia". Mas, a escrita disgráfica é repleta de erros, de enganos, omissões e é, geralmente, incompreensível à leitura.


segunda-feira, 9 de julho de 2012

CORPO E ARTE

Olá, pessoal. Hoje trouxe para vocês uma atividade que gosto muito. Além de divertida para as crianças (tenham ou não deficiência) é a que trabalha-se com as partes do corpo e desenhos. É uma técnica muito fácil, porque a criança só precisa desenhar. Mas, ao fazer isto, ela trabalha ainda a solução de problemas, a noção de espaço, desenvolve o raciocínio lógico, além de desenvolver a criatividade, a imaginação, destrezas e habilidades.

A criança escolhe uma parte do corpo que quer trabalhar, como por exemplo: pé, mão, corpo ou a cabeça. Também é possível que, em cada aula (no meu caso atendimento), todos trabalhem uma parte. Seja qual for a opção escolhida, cada criança deverá passar por todas as partes.

Vejam como ficaram.  Pena que não dá para colocar todos os trabalhos.

 


 

   


sexta-feira, 6 de julho de 2012

TRABALHANDO O SENSORIAL


TRABALHANDO COM DEFICIENTES INTELECTUAIS SEVEROS 

Alô, amigos.  Não esqueci desta turminha que tanto precisa de nós. Apenas dei um tempo para atender a necessidade de alguns professores (e pais) que queriam saber sobre como ensinar letras e números para uma outra turminha que precisa progredir na escola. Então, vamos lá!


Trabalhar com deficientes severos é bem mais complicado, eu sei. Mas, não significa que eles não possam participar das aulas como seus colegas. É verdade que tudo é mais lento e de um jeito bem diferente. O importante é que consigamos passar coisas importantes  garantindo-lhes uma melhor qualidade de vida. E, se não podem falar, escrever ou ler, podem sentir.

Os conceitos básicos são essenciais não só para a escola, como para a vida dessas crianças. Por exemplo: o conceito de "LEVE E PESADO".

Para ensinar este conceito a um deficiente severo e que não se movimenta, utilize vários cobertores dobrados ou almofadões e os coloque sobre a criança por algum tempo. A sensibilidade da pele perceberá o peso. Já para o leve, um lençol já é o suficiente. NÃO ESQUEÇA DE NOMEAR.



APROVEITE O FRIO e ensine o "LARGO E O APERTADO", enrolando a criança num cobertor de modo que impeça os movimentos por algum tempo. Depois, afrouxe. Sempre nomeando.
 
Um abraço apertado também serve.

E assim... carinhosa e amorosamente, vamos introduzindo alguns conhecimentos. A repetição é importantíssima para que interiorizem esse conhecimento.