RESPOSTA AO LEITOR
Como já expliquei a vocês, quase sempre surgem pesquisas de leitores no Google. São as mais variadas possíveis. O Google as remete a um site cujos marcadores apresentam as palavras da pesquisa. Nem sempre, porém, é o que as pessoas precisam. Neste caso, e se for sobre educação, basta enviar um e-mail para o endereço de contato que terei imenso prazer em ajudar com uma resposta, pois esta é a finalidade deste blog. É o caso de uma pesquisa que surgiu hoje e que é de grande importância. Por isto, em vez de responder na seção "PERGUNTAS E DÚVIDAS DOS LEITORES", vou responder em forma de postagem.
A pergunta é a seguinte: Quais as consequências da deficiência pedagógica?
Em primeiro lugar, é preciso entender o termo "deficiência pedagógica" expresso na pergunta. Entende-se por deficiência pedagógica, a falta de ações didáticas (ou pedagógicas) seja para as crianças normais ou, seja de inclusão. Isto é,: o que a escola (instituição) está deixando de fazer. Na Psicopedagogia, isto é considerado como "fatores educacionais" que alimentam o fracasso escolar.
Entendido esse significado, podemos afirmar que as consequências são graves, pois a escola está deixando de cumprir sua função primordial, que é a de promover a educação a todos que a procuram. E a ineficiência pedagógica pode ser caracterizada se ocorrer com todos os alunos, a um grupo de alunos ou a um aluno em especial (principalmente, se for de inclusão), pois é um descumprimento da Constituição Brasileira, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), do Estatuto da Criança e do Adolescente e, se o aluno (ou alunos) for de inclusão, também da LDB da Educação Especial. A ineficiência pedagógica está ligada ao professor (que lida diretamente com o aluno) e a escola (como instituição responsável por ambos).
Pode ser caracterizado como "deficiência pedagógica":
com relação ao professor
- privilegiar um grupo em detrimento da maioria e vice-versa.
- isolar, perseguir ou maltratar um ou um grupo de alunos (mesmo que de forma velada)
- ignorar os progressos de um ou de um grupo de alunos
- ignorar as dificuldades ou deficiências dos alunos, exigindo que produzam da mesma forma que os demais
- não fazer nada para que o ou os alunos progridam (mesmo que seja o mínimo possível)
- ministrar conteúdos que estejam acima da capacidade de compreensão dos alunos
- agir com preconceito
com relação a escola
- fazer programas e planejamentos equivocados
- classificar, distribuir e manter alunos em classes que estão aquém ou além de suas capacidades
- a utilização inadequada dos métodos de ensino
- desconsiderar as múltiplas inteligências
- não levar em consideração as relações professor-aluno, privilegiando apenas um dos lados
-- desconsiderar as difierenças sócio-culturais da comunidade
- desconsiderar a história de vida do sujeito etc
Mas, os fatores educacionais ainda vão além da escola. Atingem as familias que, na maioria das vezes, auxiliam nos problemas e dificuldades dos alunos, quando por ignorância ou não, impedem o desenvolvimento da criança, não oferecem estímulos adequados, superprotegem ou fazem da criança o "bode expiatório" de suas faltas e omissões.
Atinge a sociedade como um todo quando promove a exclusão das classes sócio-econômicas mais desfavorecidas, impedindo o acesso a uma vida melhor e mais digna.
Atinge também os governantes, pois são eles que fazem as leis. Um exemplo que tem causado confusão, diz respeito a idade mínima para a escolaridade. Antes aos 7 anos e agora aos 6, devido ao Ensino Fundamental de 9 anos. Essa idade mímima leva em consideração apenas a idade cronológica e desconsidera a idade mental (como é o caso de crianças com deficiência intelectual). Razão pela qual, muitas são mantidas em turmas aquém ou além de sua capacidade, por cumprimento da própria legislação.
As consequências são:
para o indivíduo - traumas, bloqueiros, exclusão, marginalidade, subemprego. O que reflete e gera prejuízos para a sociedade e para o mercado de trabalho.
Espero ter ajudado.
Pode ser caracterizado como "deficiência pedagógica":
com relação ao professor
- privilegiar um grupo em detrimento da maioria e vice-versa.
- isolar, perseguir ou maltratar um ou um grupo de alunos (mesmo que de forma velada)
- ignorar os progressos de um ou de um grupo de alunos
- ignorar as dificuldades ou deficiências dos alunos, exigindo que produzam da mesma forma que os demais
- não fazer nada para que o ou os alunos progridam (mesmo que seja o mínimo possível)
- ministrar conteúdos que estejam acima da capacidade de compreensão dos alunos
- agir com preconceito
com relação a escola
- fazer programas e planejamentos equivocados
- classificar, distribuir e manter alunos em classes que estão aquém ou além de suas capacidades
- a utilização inadequada dos métodos de ensino
- desconsiderar as múltiplas inteligências
- não levar em consideração as relações professor-aluno, privilegiando apenas um dos lados
-- desconsiderar as difierenças sócio-culturais da comunidade
- desconsiderar a história de vida do sujeito etc
Mas, os fatores educacionais ainda vão além da escola. Atingem as familias que, na maioria das vezes, auxiliam nos problemas e dificuldades dos alunos, quando por ignorância ou não, impedem o desenvolvimento da criança, não oferecem estímulos adequados, superprotegem ou fazem da criança o "bode expiatório" de suas faltas e omissões.
Atinge a sociedade como um todo quando promove a exclusão das classes sócio-econômicas mais desfavorecidas, impedindo o acesso a uma vida melhor e mais digna.
Atinge também os governantes, pois são eles que fazem as leis. Um exemplo que tem causado confusão, diz respeito a idade mínima para a escolaridade. Antes aos 7 anos e agora aos 6, devido ao Ensino Fundamental de 9 anos. Essa idade mímima leva em consideração apenas a idade cronológica e desconsidera a idade mental (como é o caso de crianças com deficiência intelectual). Razão pela qual, muitas são mantidas em turmas aquém ou além de sua capacidade, por cumprimento da própria legislação.
As consequências são:
para o indivíduo - traumas, bloqueiros, exclusão, marginalidade, subemprego. O que reflete e gera prejuízos para a sociedade e para o mercado de trabalho.
Espero ter ajudado.
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