terça-feira, 4 de outubro de 2011

ARTES + CÉREBRO = APRENDIZAGEM MELHOR

pintura com lápis de cor comum

Pesquisas sobre neuropsicologia revelam que grande parte das pessoas usa o hemisfério esquerdo para pensar e agir. O significado disto é que a maioria das pessoas pensa e age de forma racional, utilizando o raciocínio lógico, que por sua vez, é linear e seqüencial. Com este tipo de raciocínio, essas pessoas deixam em segundo plano as emoções, a intuição, a criatividade e a capacidade de resolver problemas de um jeito próprio. Ou seja, agem de acordo com a razão.

A parcela menor da população usa o hemisfério direito. Agem e pensam de uma maneira diferenciada dos primeiros. Deixam-se levar por paixões e emoções, lidam bem com questões intuitivas e criativas e resolvem seus problemas mais com o “coração” do que com a razão. A maioria dos astistas é assim e valem-se da música, dança, pintura, escultura, poesia etc.

Por que isso acontece?  O cérebro humano funciona e regula suas atividades por meio de ondas elétricas, emitindo impulsos eletroquímicos em várias freqüências. Esses impulsos, conhecidos como “ondas cerebrais”, podem ser percebidos, medidos e registrados por meio do eletroencéfalograma (EEG). As principais as ondas são: beta, alfa, teta e delta.

As ondas tetas e betas indicam patologias. São emitidas com origem em estados de sonolência superficial ou profunda (como a catalepsia), pois a consciência torna-se bastante reduzida.

As ondas betas são emitidas quando estamos em vigìlia, agitados, tensos ou com medo e nossa consciência está em alerta. As ondas alfas são emitidas em momentos de descontração física e mental, isto é, mais relaxados. Ambas são mais comuns, porque estão presentes em tudo o que fazemos.

pintura com lápis de cor comum

Para que as aprendizagens se realizem e possam ser memorizadas é preciso que estejamos relaxados. Para isso, o cérebro deve reduzir seu ritmo, passando de ondas betas para ondas alfas. Assim, mais relaxados e calmos, mas atentos e alertas, aprendemos mais e melhor. O cérebro, então, libera algumas substâncias que se ligam a um sentimento de prazer que, por sua vez, leva à clareza mental. E, se mantivermos esse estado por longo tempo, a clareza se amplia permitindo que as lembranças se formem.

O hemisfério direito lida com imagens, criatividade e com as emoções, além do uso do bom humor e do pensamento sintético que permite que possamos visualizar as imagens memorizadas e fazer associações com mais facilidade. Por isso, é sempre muito bom trabalhar com qualquer forma artística antes de uma aula, por exemplo.

Se estimularmos as áreas pouco utilizadas do cérebro no dia-a-dia das crianças em idade escolar, com o passar do tempo, melhoraremos a capacidade de agir e pensar num futuro próximo.
colagem em silhueta

Teremos, então, uma geração de lógicos intuitivos, de sonhadores práticos, de racionais emotivos e, principalmente, de pessoas criativas que resolverão problemas dos mais sérios com soluções inusitadas e eficazes. E o melhor de tudo, é que se pode obter essas melhorias independente da idade dos sujeitos.

Cabe a pais e professores incentivar esta prática em casa e na escola.

FONTE:
FIORI, Nicole, As Neurociências Cognitivas. Petrópolis: RJ, Vozes, 2008

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