Nas
reuniões de Pais e Mestres é muito comum ouvirmos as professoras falarem
aos pais que seus filhos não tiraram
uma boa nota porque não sabem interpretar um texto de leitura ou o enunciado de
um problema de matemática.
Por
acaso alguém já se perguntou por que isto acontece?
O
trabalho do nosso cérebro é muito complexo. E sempre há estudiosos que o
vasculham procurando saber onde funciona isto ou aquilo. Assim foi com a
linguagem. Intrigados com o falar e compreender o que foi dito, começaram as pesquisas.
Uns acreditavam que
nascíamos com um dom para falar e compreender. Outros acreditavam que aprendíamos porque convivíamos com outras
pessoas. Outros ainda, que fazia parte
do nosso desenvolvimento.
Em
1861, o cientista francês Paul Broca, descobriu que uma área especial do cérebro,
localizada no hemisfério esquerdo, era responsável pelo
processamento da linguagem, produção da fala. Ele acreditava que essa área
cerebral também fosse responsável pela compreensão. Essa região ficou conhecida
como Área de Broca,
Anos mais tarde, o
neurologista e psiquiatra alemão Karl Wernicke descobriu que uma outra região cerebral era responsável pelo
conhecimento, interpretação e associação das informações referentes a
linguagem. E passou a ser chamada de Área de Wernicke.
Estas duas áreas
trabalham em conjunto. Se uma ou outra não funciona bem, traz problemas para os
sujeitos. Mas estes, são problemas graves por serem neurológicos.
Mas, há outros “probleminhas” menos sérios, como a falta de atenção, a privação cultural, a falta de estímulo á leitura, a falta de uma linguagem adequada ao nível da idade e compreensão da criança e a superproteção (que as faz gostar de facilidades) podem prejudicar o desenvolvimento dessas áreas e criar problemas na escola.
Oi, Sueli! Tudo bem?
ResponderExcluirGostei muito do post... como você colocou, há diversos fatores que podem contribuir para a dificuldade de interpretação da criança e, no dia a dia, acaba se tornando um jargão, sem que se reflita sobre o que está acontecendo. Um abraço!