terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

TENTOS PARA ENSINAR PAR E ÍMPAR

Recursos Didáticos

Gosto muito de trabalhar com materiais montessorianos porque são bastante ricos e eficazes. Além disso, proporcionam uma série de atividades que podem ser utilizados por crianças pequenas e em idade escolar. Com idosos em reabilitação também, embora muitas pessoas não saibam disso.

Os materiais montessorianos desempenham papel importantíssimo na vida, nas aprendizagens e na reabilitação cognitiva de pessoas. São bem mais que simples brinquedos ou materiais didáticos que passam informações. Ao contrário, vão muito além disso, pois atuam sobre as necessidades psíquicas das pessoas. Por outro lado, são materiais atraentes e coloridos que provocam a curiosidade, instigam a experimentação e desenvolvem a inteligência.

São concretos e a manipulação deles desenvolve a sensorialidade, o controle motor, a coordenação motora fina (CMF) e a coordenação viso-motora (CVM). Muitos, possuem o controle de erros. São materiais simples, alegres e divertidos, mas sem perder o caráter sério dos materiais didáticos. Desenvolvem a imaginação, a criatividade e o raciocínio, o planejamento das ações, a organização do trabalho. Desenvolvem as  antecipações e deduções porque trabalham na intuição do conceito e não o conceito formalizado, facilitando as descobertas.

A escolha de hoje são os "TENTOS", um material rico e eficaz no trabalho com quantidades e no conceito dos números pares e impares. Porém, é um material desconhecido para a maioria dos professores, que tentam a todo custo ensinar que 0, 2, 4, 6 e 8  são pares e que 1,3,5,7 e 9 são ímpares.

Os tentos são pequenas peças circulares de madeira e pintados na cor azul escuro. Quem não tem condições de adquirir esse material (e os materiais montessorianos genuínos estão difíceis de se encontrar ou estão muito modificados) podem improvisar cortando-se um cabo de vassoura em rodelas  de 1 cm de espessura e pintando, ou, utilizando tampinhas de refrigerante pintadas com tinta acrílica ou cobertas por papel camurça azul.


USANDO TENTOS NA NOÇÃO DE QUANTIDADE

Faça cartões numerados de 1 a 9 e coloque os tentos indicados em cada cartão. Trabalhe sempre na sequencia para fixar a ordem.

Variação:

a) use cartões com quantidades de figuras e a criança coloca os tentos sobre cada figura.
b) use os cartões com figuras e a criança coloca os tentos na mesma quantidade, ao lado de cada cartão.
c) use os cartões de figuras, os tentos ao lado e cartões numerados de 1 a 9
d) misture os cartões de figuras ou os cartões numerados para que a criança coloque a quantidade de tentos indicada.
e) use quantidades de tentos  diferentes e fora de ordem e cartões numerados para que fazer a correspondência

ENSINANDO A NOÇÃO DE PAR E ÍMPAR 

Sobre uma mesa grande ou sobre um tapete no chão, coloca-se cartões numerados de 1 a 9 (na sequência correta e um ao lado do outro).  

Aqui, estou trabalhando a memorização 
desses números, por isso, foi até o 5.

Sob cada cartão coloque os tentos na quantidade indicada (como na foto). Do 2 em diante, coloque os tentos aos pares e com um pequeno espaço entre um e outro. Os tentos que sobrarem (ìmpares),  coloque-os embaixo e na direção do espaço deixado. Comece e deixe que a criança faça o restante. Trabalhe esta arrumação durante algum tempo. Depois da 2ª ou 3ª vez, os mais espertinhos já montam a sequência sozinhos.

Depois de trabalhar algumas vezes, comece e deixe que a criança termine. Com tudo pronto, vá ao cartão 1 e partindo debaixo dele passe o dedo indicador sobre a mesa ou tapete, em linha reta. até encostar no tento. Diga para a criança: "ÍMPAR"

 

Vá ao cartão 2  e repita a operação, passando o dedo indicador por entre os tentos, prolongando o movimento para que a criança observe que não há impedimentos e diga "PAR".  Repita os gestos e as palavras até o 9. Deixe que a criança repita o movimento e as palavras.Deixe-a trabalhar sozinha durante algum tempo, e, de quando em quando perceba se a(s) criança(s) não está trocando ou confundindo os nomes.


PARA AJUDAR NA MEMORIZAÇÃO (parte mais abstrata da noção)

Monte o material como das outras vezes, peça que a criança faça o movimento e diga quando for par ou ímpar. Se ela souber direitinho e sem erros, peça que guarde os ímpares (ou, se tiver dificuldade.... lembre-a dizendo: "aqueles que o dedinho não passa" ou "aqueles em que faltam o par"). 


Depois de guardado, aponte os números nos cartões e diga:  " NÚMEROS PARES porque as quantidades (mostre os tentos) formam par". Trabalhe isso algumas vezes.

 Faça o mesmo com os ímpares em outra oportunidade, seguindo o mesmo processo.


Espero que gostem!

6 comentários:

  1. Querida Educadora,
    É um conforto poder encontrar sua ajuda.
    Vou preparar o material e aplicar. Depois lhe conto como foi a experiência. Muito obrigada de coração.
    Atenciosamente,

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  2. Amei a ideia, é muito difícil trabalhar par e ímpar com os pequenos.

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  3. Muito clara sua explicação. Obrigada pela partilha!
    Abraços!

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  4. Estou procurando dicas de como ajudar minha de cinco nesta aprendizagem< junto com a Escola. ele escreveu todos os pares de 0 a 10 mas disse que eram ímpar.

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    1. Ligue os pares com as danças que fazem na escola, principalmente nas festas juninas. Já para os ímpares, enfatize que nestes sempre tem um amigo que fica sem o par, que fica sozinho. Tudo é uma forma de falar a linguagem da criança, do que ela conhece ou viu. Bom trabalho com sua filha. E não se esqueça que nesta idade as crianças fazem muitas confusões. bjs e bom trabalho.

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