TRABALHANDO COM DEFICIENTES INTELECTUAIS
Trabalhar a noção de metade de uma quantidade é um conceito bastante abstrato para os deficientes intelectuais. Por isso, antes de trabalhar no caderno é preciso que se trabalhe com objetos concretos. Para isso, pode-se usar qualquer material: brinquedos, tampinhas de garrafas, pedrinhas, bolinhas de gude ou os cubinhos do Material Dourado.
Começa-se por uma quantidade baixa (o 2, por exemplo) e trabalha-se em forma de jogo. Um jogo de separar em duas partes iguais. O material deve ser repartido entre você professora e a criança. Se distribuir errado reforce a necessidade de ser a mesma quantidade. Se acertar, faça um elogio. Quando sentir que ela compreendeu, passe para o 4, 6, 8 e assim por diante. Brinque bastante com ela nesse jogo.
NO CADERNO
Mesmo entendendo o jogo de separar, trabalhar no caderno se torna ainda mais abstrato para eles. Por isso, o jogo deve ser repetido, permitindo que a criança circule ou dê colorido na metade das quantidades. Recomeça-se novamente do 2 e, aos poucos, vai-se retomando as já estudadas concretamente.
Trabalha-se bastante desta forma. E, aos poucos, vai-se integrando outras quantidades ao mesmo exercício. Para fixar essa noção pode-se proceder como nos exemplos abaixo:
Só mais tarde, quando já entender o procedimento e o jogo de separar no caderno, é que podemos partir para um novo avanço: o de completar a quantidade com a outra metade. Mas, este é o assunto para uma nova postagem.
Obs: Não esqueça de que o cérebro dos deficientes intelectuais é lento. Portanto, não espere que depois de três ou quatro repetições destes exercícios a criança saiba de cor. Memorizar é uma atividade que leva tempo para que aconteça.
Espero que estas ideias possam te ajudar.
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