O
termo Educação vêm de longa data. Esse termo surgiu de uma língua que há muito
tempo não existe mais: o latim. Mas o termo não se formou assim prontinho, mas
houve a justaposição do
prefixo “ex” com o termo “ducare”. “Ex
significava “ fora” e o significado literal de “ducare” é “conduzir, levar ou
direcionar”. Juntando os dois termos fica: “exducare ou educere” que significa
“conduzir a criança (os seres humanos) para fora dela mesmo”. E este
significado é muito bonito na medida que a criança vai aprendendo ao mesmo
tempo que o mundo se amplia para ela. Sem educação o mundo da criança fica
muito limitado. Hoje em dia, o termo EDUCAR, apresenta vários significados.
A primeira infância (de 0 a 6 anos) é uma fase importante da
vida. Não só pelo desenvolvimento físico que podemos observar, mas
principalmente por uma parte invisível aos nossos olhos, mas que marca sua vida
e o influencia na vida adulta: o desenvolvimento neurológico.
Nessa fase, a atitude dos pais é fundamental para que “a criança saia de um estado de estagnação e
dependência, para um estado de conhecimentos
adquiridos pela experiência e pela vivência pessoal que lhe permita dominar o
mundo e garanta sua autonomia”.
O desenvolvimento físico já está programado pelo DNA de cada
criança. Ele atua sozinho e independente da vontade dos pais. O que os pais precisam,
é estar de olho para que os ganhos aconteçam na época correta ou procurar ajuda
profissional, caso atrase muito. O que os pais devem fazer nesta fase é,
justamente, dar oportunidade para que o desenvolvimento neurológico da criança
ocorra de forma sadia.
Porém, muito mais importante é o desenvolvimento neurológico. As ações dos pais, no tocante aos ensinamentos, influeciam decisivamente nas funções neurológicas, porque agem diretamente nas conexões entre as células cerebrais: os neurônios. E estas é impossível de ver, porém observável através das atitudes
e reações das crianças. E estas conexões não são visíveis a olho nú porque ocorrem dentro do cérebro, porém são observáveis através das atitudes e reações das crianças.
O que os pais devem fazer nesta fase é criar oportunidades para que o desenvolvimento neurológico da criança
ocorra de forma sadia. Como fazer isso? Será assunto de nossa próxima postagem.
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