sábado, 16 de julho de 2011

O QUE DIZEM OS DESENHOS DAS CRIANÇAS (II)

Os desenhos infantis contam muito sobre as crianças que os fazem.

Para que o profissional possa compreender como  é a criança que desenha, deve observá-la realizando essa tarefa e ter o auxilio de uma bibliografia composta por renomados especialistas na qual se fundamenta. Em assim sendo, todo profissional busca informações sobre quatro eixos (ou aspectos) muito importantes: o físico-motor, o cognitivo, o afetivo-emocional e o pedagógico.

O  EIXO FÍSICO-MOTOR revela dados à respeito da motricidade (2 aos 6 anos) e da psicomotricidade (dos 7 anos em diante). Tanto uma quanto a outra são mostradas pelo comportamento das crianças. O mesmo acontece com adolescentes, jovens e adultos.

O EIXO COGNITIVO revela dados a respeito das funções cerebrais, ou zeja, como a criança percebe as coisas, como processa as informações percebidas e como as devolve ao mundo em forma de respostas. É, neste momento que os desenhos  e as expressãoes verbais e não verbais são importantes. Aqui também envolve a criatividade e a originalidade do que faz.

O EIXO AFETIVO-EMOCIONAL revela o tipo de relacionamentos que ela tem com o mundo, principalmente, com a família e a escola, no caso de crianças e adolescentes. Entram neste item os bloqueios e as fantasias.

O EIXO PEDAGÓGICO depende dos itens anteriores. É visto pela oralidade, o desempenho nas tarefas, na expressão corporal, e na capacidade de produzir algo escrito. Entram aqui o título da produção (que geralmente é tema de conversas), a produção de histórias orais ou escritas sobre a produção artística feita. 

E, dentro de cada eixo, verifica-se uma série de outros itens sobre os quais falaremos posteriormente. Por isso, somente olhando um desenho feito não dá para se conhecer uma criança e seus problemas. Essa análise seria parcial e com poucas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário